Voto de Confiança (Liderança)

Há algum tempo, uma de nossas melhores e mais comprometidas colaboradoras, por motivos pessoais, começou a mudar seu comportamento e atitudes (para pior), até que em determinado momento, subitamente, decidiu sair da empresa, deixando-nos literalmente “na mão”, e com alguns problemas bem complicados pra resolvermos.

O tempo passou, ela tentou outros trabalhos que não deram certo, até que entrou em contato com a gente pra ver se havia alguma possibilidade de retornar. Nós conversamos internamente e então decidimos dar um voto de confiança.

E ela voltou, ainda mais comprometida que da primeira vez, e hoje é um exemplo de comprometimento, proatividade, cooperação, lealdade, amizade, excelência e entrega de resultados.


Há poucos dias, conversando com alguns líderes experientes sobre confiança, um deles comentou: “Pra mim é bem simples; pisou na bola uma vez, não tem segunda chance! A pessoa deixa o grupo daqueles que confio, e vai para o grupo dos que desconfio e controlo. Confiança é como vidro; uma vez quebrada, não dá pra colar”.

Eu refleti um pouco e perguntei: “Você já quebrou a confiança de alguém em algum momento da sua vida? Já deixou de entregar algo que alguém estava esperando, disse que ia fazer e não fez, falou alguma mentira ou decepcionou alguém?”. Ele acenou positivamente com a cabeça, e eu continuei: “E algumas dessas pessoas te deram um voto de confiança?”, e novamente ele acenou a cabeça com um “sim”. Pra finalizar: “E o que você fez depois disso?”, e ele respondeu: “Me esforcei pra não repetir os mesmos erros e não quebrar a confiança novamente”. Ele então respirou fundo e comentou: “Acho que preciso refletir e rever minhas convicções sobre isso”.

Como seres humanos, temos uma estranha tendência de julgar os outros por suas ações, e a nós mesmos pelas intenções e, consequentemente, sermos mais duros e rígidos com os outros, e mais bonzinhos e flexíveis com a gente. Você já pensou se não houvesse “segundas chances” em nossas vidas? Nossos pais teriam nos abandonado na primeira mentira, nossos amigos se afastariam no primeiro compromisso não cumprido, os casamentos não durariam mais que uma semana, o turnover nas empresas seria incontrolável, e o mundo entraria em colapso, porque esse mundo é repleto de seres humanos imperfeitos, como você e eu, que sempre precisarão de um voto de confiança, uma nova chance pra continuar vivendo.

Erros fazem parte da jornada de aprendizado e crescimento, e todos nós cometeremos um montão deles durante a nossa jornada. É por isso que a melhor decisão é sempre a próxima, aquela que a gente ainda não tomou, porque ela certamente será beneficiada pelas reflexões que os acertos e erros das decisões anteriores provocaram em nós. Todos nós iremos colher aquilo que plantamos, mas se o fruto que colhemos não é bom, temos o direito de plantar novas sementes, e então colher novos e melhores frutos. Se quisermos construir um mundo melhor, precisamos dar esse direito a nós mesmos e aos outros.

Se alguém errou com você, e quebrou a confiança, o que você tem pensado e feito a respeito? Pode ser que essa pessoa esteja apenas esperando o seu voto de confiança pra que novos e melhores frutos apareçam, e tudo se torne ainda melhor do que era antes.

Aproveitando a oportunidade, gostaria de pedir sua ajuda em responder um questionário sobre “Liderança e Confiança”, que será utilizado em meu novo livro sobre o tema. São apenas 5 minutos. Basta clicar no link a seguir. Desde já, muito obrigado!

Link para a pesquisa: https://pt.surveymonkey.com/r/confianca-link

Um Grande Abraço,

Marco Fabossi

Gostou? Então de um “Like” e Compartilhe com seus Amigos! [DISPLAY_ULTIMATE_PLUS]

Leia também:
Círculo de Segurança (Liderança)

livro3a-capa-site

 

 

 

 

 

 

Livro Coração de Líder
A Essência do Líder-Coach
3a Edição – Revisada e Ampliada
Também em Áudiolivro

Clique aqui, inscreva-se no Blog da Liderança e receba semanalmente os textos de Marco Fabossi
.Marco Fabossi
Marco Fabossi é Sócio-Diretor da Crescimentum, a mais completa empresa de formação de líderes do Brasil.
Crescimentum – A Evolução da Liderança
.
Livro Coração de Líder
Adquira o livro Coração de Líder – A Essência do Líder-Coach em
coracaodelider.com.br
 
Os Melhores Livros de Liderança dos Últimos Tempos
Conheça os melhores Livros de Liderança
 
Líder do Futuro
O melhor programa de formação de líderes do Brasil
Líder do Futuro – A Transformação em Líder-Coach
.
Vídeos sobre Lideranca e Motivação
Vídeos – Liderança e Motivação
 
Blog da Liderança
Textos sobre Liderança, Motivação, Trabalho e Equipe e Coaching
Os Melhores Textos sobre Liderança
 
 

2 comentários sobre “Voto de Confiança (Liderança)

  1. Bom dia Fabossi,
    Excelente, já recebi muitas novas oportunidades e tenho aprendido a dar também novas oportunidades e votos de confiança, pois sem isso, acho que não conseguiria viver.

    Mais uma vez obrigado por nos fazer refletir sobre nossas atitudes com o próximo e conosco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *