Viés Inconsciente (Liderança)

Uma menina segurava em suas mãos duas maçãs. Sua mãe então lhe pediu com voz doce e um belo sorriso:

– Querida, você poderia dar uma de suas maçãs pra mim?

A menina então olha por alguns segundos para sua mãe e, subitamente, morde uma das maçãs e logo em seguida a outra.

A mãe sente seu rosto se esfriar e perder o sorriso, e tenta não mostrar sua decepção, quando sua filha lhe oferece uma de suas maçãs mordidas, e diz:

– Essa é a mais doce!


Sinto dizer, mas você e eu somos preconceituosos, e temos vários vieses inconscientes, a favor ou contra algo, alguém ou algum grupo, e que geram resultados negativos ou positivos. Vieses que impactam diretamente o nosso cotidiano pessoal e profissional. E a neurociência nos ajuda a compreender porque isso acontece.

Nosso cérebro precisa lidar com muitas coisas ao mesmo tempo, são milhares de informações por segundo, e para dar conta de tudo, ele cria padrões que considera mais importantes em forma de “atalhos”, para que então possa reconhecê-los rápida e automaticamente; é o que chamamos de piloto automático. O problema é que esses atalhos são naturalmente tendenciosos, já que são adquiridos com base em experiências, cultura, educação, ambiente e aprendizados, formando o sistema de crenças que define nossos comportamentos; são os nossos vieses inconscientes.

É por isso que temos a tendência e a preferência de nos aproximarmos de pessoas que sejam mais parecidas conosco, e com elas criarmos uma conexão mais rápida. O problema é que a reciproca é também verdadeira; temos uma forte tendência a nos afastar de pessoas que são diferentes ou com as quais criamos um “preconceito automático” e inconsciente.

De acordo com estudo realizado na Universidade Carleton, em Ottawa, Canadá, esses gostos e aversões inconscientes levam menos de 1/20 de segundo para serem estabelecidos pelo cérebro, ou seja, é praticamente impossível evitar o viés inconsciente ou preconceito automático, mas como dizia o sábio Geraldo Fabossi, meu pai, “você não pode impedir que um pássaro pouse na sua cabeça, mas pode evitar que ele faça ninho”. Em outras palavras, é praticamente impossível evitar o viés inconsciente, mas é plenamente possível pensar sobre ele, e decidir que fim daremos a este pensamento.

E quando falamos em liderança, torna-se imprescindível buscar maior consciência e aprender a lidar com nossos vieses inconscientes, porque se deixarmos que o “preconceito automático” naturalmente influencie e defina nossos pensamentos e comportamentos, existe uma grande probabilidade de sermos injustos e tendenciosos, principalmente em relação às pessoas.

O segredo então é começar a separar algum tempo pra pensar sobre os nossos pensamentos, algo que normalmente não fazemos no dia a dia. Começar a perguntar-se e responder sinceramente: “Por que eu tenho pouca paciência com essa pessoa? Por que eu não gosto de ficar perto dela? Por que eu dedico mais tempo e energia à esta pessoa e não àquela? Por que eu me sinto inseguro quando estou perto dessa pessoa? Por que eu consigo me controlar com meu chefe, mas perco a compostura com minha equipe? Por que eu resisto tanto às opiniões dessa pessoa? Por que eu geralmente resisto à novas ideias e mudanças? Por que eu não gosto de ser contrariado em minhas opiniões?”. Enfim, pensar sobre os vieses inconscientes, e questioná-los, porque nenhum deles é uma verdade absoluta, apesar do seu cérebro achar que sim. E ao tornarem-se conscientes e questionados, com o tempo, novos “atalhos”, agora menos tendenciosos e preconceituosos, tendem a se formar.

Reflita sobre isso. Bons pensamentos!

Aproveitando a oportunidade, gostaria de pedir sua ajuda em responder um questionário sobre “Liderança e Confiança”, que será utilizado em meu novo livro sobre o tema. São apenas 5 minutos. Basta clicar no link a seguir. Desde já, muito obrigado!

Link para a pesquisa: https://pt.surveymonkey.com/r/confianca-link

Um Grande Abraço,

Marco Fabossi

Gostou? Então de um “Like” e Compartilhe com seus Amigos! [DISPLAY_ULTIMATE_PLUS]

Leia também:
Relações de Confiança (Liderança)

livro3a-capa-site

 

 

 

 

 

 

 

Livro Coração de Líder
A Essência do Líder-Coach
3a Edição – Revisada e Ampliada
Também em Áudiolivro

Clique aqui, inscreva-se no Blog da Liderança e receba semanalmente os textos de Marco Fabossi
.Marco Fabossi
Marco Fabossi é Sócio-Diretor da Crescimentum, a mais completa empresa de formação de líderes do Brasil.
Crescimentum – A Evolução da Liderança
.
Livro Coração de Líder
Adquira o livro Coração de Líder – A Essência do Líder-Coach em
coracaodelider.com.br
 
Os Melhores Livros de Liderança dos Últimos Tempos
Conheça os melhores Livros de Liderança
 
Líder do Futuro
O melhor programa de formação de líderes do Brasil
Líder do Futuro – A Transformação em Líder-Coach
.
Vídeos sobre Lideranca e Motivação
Vídeos – Liderança e Motivação
 
Blog da Liderança
Textos sobre Liderança, Motivação, Trabalho e Equipe e Coaching
Os Melhores Textos sobre Liderança
 
 

3 comentários sobre “Viés Inconsciente (Liderança)

  1. Fabossi excelente texto!!!!
    Essa ciência no Brasil é muito pouca explorada o conhecimento do eu é a chave que todos nós precisamos para abrir o tesouro que existe dentro de cada individuo. Atualmente falar de Neurociência, PNL, Níveis Neurológicos de Consciência e Campo Norfogenêtico é sinônimo de Alquimia psicológica. Temos que quebrar esse preconceito e seguir a um estágio de liderança plena e ecológica. Parabéns.
    Uma pergunta que não quer calar?
    Quando que o novo livro sairá do Forno?

    • 1.

      Alexandre Amancio diz:

      04/06/2018 at 7:58

      Fabossi excelente texto!!!!
      Essa ciência no Brasil é muito pouca explorada o conhecimento do eu é a chave que todos nós precisamos para abrir o tesouro que existe dentro de cada individuo. Atualmente falar de Neurociência, PNL, Níveis Neurológicos de Consciência e Campo Norfogenêtico é sinônimo de Alquimia psicológica. Temos que quebrar esse preconceito e seguir a um estágio de liderança plena e ecológica. Parabéns.
      Uma pergunta que não quer calar?
      Quando que o novo livro sairá do Forno?

  2. Sensacional! Eu sempre enfrento essas questões e não sabia exatamente como lidar… Vou aplicar em minha vida, procurando refletir mais sobre a chama “primeira impressão”. Deus abençoe Fabossi!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *