Perder para Ganhar (Liderança)

No terceiro jogo do Torneio Itália Master de Tênis de 2005, em Roma, o campeão Andy Roddick enfrentou Fernando Verdasco. Era match point a favor de Roddick; se ele marcasse o ponto, ganharia a partida.

Verdasco deu o primeiro saque e errou; só lhe restava o segundo serviço. Ele sacou e o juiz de linha apontou “bola fora”. Enquanto a multidão celebrava a vitória de Roddick, Verdasco caminhava em direção à rede para cumprimenta-lo, o próprio Roddick contestou o ponto, dizendo ao árbitro que a bola havia batido dentro da quadra, mostrando a marca da bola no chão.

Surpreso, o árbitro aceitou a argumentação de Roddick, e o ponto foi dado à Verdasco, que acabou ganhando a partida.


Embora tenha perdido a partida, naquele dia Roddick ganhou algo infinitamente maior e mais precioso: credibilidade, respeito e confiança. Ganhar e perder fazem parte de qualquer situação em nossas vidas, por isso, decidir sobre o que ganharemos e perderemos como resultado de nossas escolhas, é o que realmente importa.

Como você sabe, liderança não é substantivo, mas verbo; é ação, algo que se constrói no dia a dia. E assim como qualquer outra construção, pra permanecer em pé precisa de um bom e sólido alicerce chamado credibilidade, porque mesmo que seja bonita por fora, sem alicerce, uma construção tende a desmoronar em pouco tempo, assim como a liderança, pois ainda que o líder domine todas as técnicas, teorias, estilos e modelos de liderança, sem credibilidade, sua jornada será infrutífera, sem sentido e curta.

Suas atitudes e comportamentos têm contribuído para construir credibilidade em sua liderança? As pessoas a sua volta realmente confiam em você? Lembre-se: Liderança é relacionamento, e raramente as pessoas se relacionam bem com aqueles em quem não confiam. Em outras palavras, sem credibilidade e confiança não existe liderança, portanto, antes de qualquer outra coisa, construa esse alicerce! E quando necessário, escolha perder para ganhar; só não perca a credibilidade, porque se o fizer, você perde tudo.

Um Grande Abraço,

Marco Fabossi

Gostou? Então de um “Like” e Compartilhe com seus Amigos! [DISPLAY_ULTIMATE_PLUS]

Leia também:
Relações de Confiança (Liderança)

livro3a-capa-site

 

 

 

 

 

 

 

Livro Coração de Líder
A Essência do Líder-Coach
3a Edição – Revisada e Ampliada
Também em Áudiolivro

Clique aqui, inscreva-se no Blog da Liderança e receba semanalmente os textos de Marco Fabossi
.Marco Fabossi
Marco Fabossi é Sócio-Diretor da Crescimentum, a mais completa empresa de formação de líderes do Brasil.
Crescimentum – A Evolução da Liderança
.
Livro Coração de Líder
Adquira o livro Coração de Líder – A Essência do Líder-Coach em
coracaodelider.com.br
 
Os Melhores Livros de Liderança dos Últimos Tempos
Conheça os melhores Livros de Liderança
 
Líder do Futuro
O melhor programa de formação de líderes do Brasil
Líder do Futuro – A Transformação em Líder-Coach
.
Vídeos sobre Lideranca e Motivação
Vídeos – Liderança e Motivação
 
Blog da Liderança
Textos sobre Liderança, Motivação, Trabalho e Equipe e Coaching
Os Melhores Textos sobre Liderança
 
 

4 comentários sobre “Perder para Ganhar (Liderança)

  1. Fabossi… Tua credibilidade é extraordinária… Muito bom poder contar com teus ensinamentos. Obrigado!

  2. O primeiro mês de Janeiro que eu busquei um blog ou texto ou algo parecido, para poder ler, e acompanhar diariamente sobre liderança, encontrei este Blog que está me orientando de uma maneira excelente e produtiva! já apliquei alguns dos seus temas no meu serviço na hora da nossa reunião semanal e estou aplicando na vida como escada para que eu possa me tornar uma pessoa melhor!!
    Textos com ensinamentos Maravilhosos!! Parabéns e continue sempre iluminado por Deus!

  3. Muito boa reflexão Fabossi! Obrigada por compartilhar. Refletindo aqui com meus botões que quanticamente o olhar do observador muda o comportamento das partículas, acredito que o mesmo acontece quando você decide para que angulo da situação vai olhar, numa situação tal como esta. E vejo que a confiança em si mesmo nessa situação está presente, pois está seguro dos bons frutos que terá, independente se ganhar a partida ou não. Abraços e ótima semana!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *