Confie Confiando (Liderança)

O homem estava perdido no deserto, prestes a morrer de sede, quando de repente encontra uma velha cabana abandonada, e com dificuldade se acomoda numa pequena sombra dela.

Passados alguns minutos, ele vê uma velha bomba d’água enferrujada ao lado da cabana. Ele então se arrasta até ela, começa a bombear, mas nada acontece. Quando estava quase desistindo, notou que ao lado da bomba havia uma velha garrafa cheia d’água, com o seguinte bilhete: “Você precisa primeiro preparar a bomba colocando nela toda a água desta garrafa. Por favor, encha-a novamente antes de partir”.

O homem então se viu num grande dilema: confiar que ao despejar a água na velha bomba ela iria funcionar, ou beber a água da garrafa, resolver o seu problema, e desprezar a mensagem. Com relutância, ele decidiu confiar na pessoa que deixou a mensagem e despejou toda a água da garrafa na bomba. Em seguida começou a bombear e, de repente, um fio de água apareceu, depois um pequeno fluxo e, finalmente, muita água fresca e cristalina jorrou daquela bomba velha e enferrujada.

Ele se fartou de toda aquela água, em seguida encheu a garrafa para o próximo viajante e acrescentou uma pequena nota à mensagem original: “Confie! Você precisa dar toda a água dessa garrafa, antes de poder obtê-la de volta e com abundância”.


Como já sabemos, o simples fato de ocupar uma posição de liderança, de ter o título de chefe, não transforma magicamente uma pessoa em líder, já que liderança vai muito além de título, posição, crachá ou a imponência de uma sala. Liderança é uma escolha, uma construção diária edificada por “tijolos” de comportamentos e atitudes, unidos pela “argamassa” de intenções legítimas e genuínas, sustentados pelo “alicerce” da confiança.

E como ninguém começa uma edificação pelo telhado, mas pelo alicerce, o primeiro e mais importante passo para que uma verdadeira liderança se estabeleça é a construção de verdadeiras relações de confiança, que começa pelo ato de confiar nas pessoas, porque, confiança é, acima de tudo, um ato de fé, já que é preciso ter coragem e ousadia para acreditar que ao plantar a semente da confiança, colheremos como fruto a lealdade, a responsabilidade e o comprometimento das pessoas. Por isso, se quisermos colher confiança, precisaremos semeá-la primeiro, substituindo o dito popular do “confie desconfiando” por “Confie confiando”.

Pesquisas mundiais mostram que o Brasil é um dos países mais desconfiados dos mundo, por isso, confiar não é uma tarefa simples nem fácil, mas necessária e muito possível, principalmente se cada um de nós fizer a sua parte, não apenas confiando nas pessoas, mas também, e principalmente, oferecendo a elas alguém em quem possam confiar, criando ao seu redor um círculo de confiança, segurança, comprometimento, respeito, amizade, responsabilidade, cooperação e resultados extraordinários. Quero, portanto, deixar duas perguntas para sua reflexão sobre este tema:

  • Quanto você tem demonstrado que confia nas pessoas?
  • Quanto você tem oferecido às pessoas alguém em quem elas podem confiar?

Em outubro de 2019 acontecerá o lançamento do meu livro sobre Confiança. Conto com sua torcida e presença. Em breve mais informações, aguarde!

Um Grande Abraço,

Marco Fabossi


Leia também:
Voto de Confiança (Liderança)


livro3a-capa-site

Livro Coração de Líder
A Essência do Líder-Coach
3a Edição – Revisada e Ampliada
Também em Áudiolivro

Clique aqui, inscreva-se no Blog da Liderança e receba semanalmente os textos de Marco Fabossi
.
Marco Fabossi
Marco Fabossi é Sócio-Diretor da Crescimentum, a mais completa empresa de formação de líderes do Brasil.
Crescimentum – A Evolução da Liderança
.
Livro Coração de Líder
Adquira o livro Coração de Líder – A Essência do Líder-Coach em
coracaodelider.com.br
 
Os Melhores Livros de Liderança dos Últimos Tempos
Conheça os melhores Livros de Liderança
 
Blog da Liderança
Textos sobre Liderança, Motivação, Trabalho e Equipe e Coaching
Os Melhores Textos sobre Liderança
 
 

4 comentários sobre “Confie Confiando (Liderança)

  1. Muito bom Fabossi! Confiança fortalece laços deixa as relações mais leves! “confiar confiando, sempre”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *