Liderança “Sem Cera”

Existem várias definições e muitas explicações sobre a origem e significado da palavra “sinceridade”. Uma delas conta que “sincero” vem do latim “sincerus”, que significa “claro, puro”. Alguns dicionários também definem como “sem hipocrisia ou fingimento”, contudo a definição que mais gosto é uma que ouvi há poucos dias.

Na antiguidade, “sinceridade” significava literalmente “sem cera”, do latim “sine” (sem) e “cera” (cera). Naqueles dias, quando peças de cerâmica ou esculturas eram quebradas ou danificadas, eram reparadas com cera. Por ser transparente, a cera disfarçava as possíveis falhas nas peças, mas só durava até o momento em que sofresse algum tipo de calor ou aquecimento. Quando isso acontecia, a cera derretia, e as peças se quebravam ou tinham suas imperfeições reveladas.

Por isso, quando as pessoas se interessavam em comprar peças de cerâmica ou esculturas, buscavam as que fossem “sine cera”, sinceras.


Antes de lançar o livro “Coração de Líder”, tive o privilégio de receber o endosso de uma pessoa que admiro profundamente, Mario Sérgio Cortella (Filósofo, Professor e Palestrante), que escreveu: “Coração, cordialidade, coragem; tudo ligado à fonte simbólica da nossa vida. Marco Fabossi nos ajuda a entender que liderar é essencialmente mover-se no mundo e dentro de si com a intenção e a prática da decisão corajosa, do relacionamento afável e da sinceridade de propósitos. Para que? Para vivermos melhor, todas e todos, sem perdermos a integridade espiritual, ética e material”.

É isso! Como tenho dito, e apoiado por ninguém menos que Mario Sergio Cortella, relacionamentos são a base de uma liderança inspiradora; bons relacionamentos, por sua vez, pressupõem confiança, e um dos principais ingredientes para a construção de relações de confiança é a coragem de relacionar-se com sinceridade e transparência.

Algo que pode até parecer simples e natural, mas que exige do líder um alto nível de autoconfiança e humildade, permitindo assim que as pessoas o conheçam “sine cera”, sem máscaras, de maneira sincera e transparente; não apenas suas qualidades e pontos fortes, mas, também (e principalmente) seus defeitos e pontos fracos, porque só assim a credibilidade e a confiança se estabelecem.

A confiança, portanto, aumenta à medida que o líder consegue transpor a barreira do ego e do orgulho, colocando-se na posição de alguém que também pode e precisa melhorar (tanto quanto cada pessoa de sua equipe), reconhecendo seus acertos e erros, solicitando ajuda quando necessário, ouvindo e valorizando as pessoas, pedindo feedbacks e melhorando com eles, enfim, demonstrando que, apesar de estar numa posição que lhe permite exercer comando e controle, prefere exercer uma liderança “sem cera”, construindo verdadeiras relações de confiança e cumplicidade baseadas em transparência e sinceridade, entregando os melhores resultados com pessoas comprometidas, motivadas e felizes.

E então, você lidera “sem cera”?

Um Grande Abraço,

Marco Fabossi

Gostou? Então de um “Like” e Compartilhe com seus Amigos! [DISPLAY_ULTIMATE_PLUS]

Leia também:
Semeie Confiança (Liderança)

livro3a-capa-site

 

 

 

 

 

 

 

Livro Coração de Líder
A Essência do Líder-Coach
3a Edição – Revisada e Ampliada
Também em Áudiolivro

Clique aqui, inscreva-se no Blog da Liderança e receba semanalmente os textos de Marco Fabossi
.Marco Fabossi
Marco Fabossi é Sócio-Diretor da Crescimentum, a mais completa empresa de formação de líderes do Brasil.
Crescimentum – A Evolução da Liderança
.
Livro Coração de Líder
Adquira o livro Coração de Líder – A Essência do Líder-Coach em
coracaodelider.com.br
 
Os Melhores Livros de Liderança dos Últimos Tempos
Conheça os melhores Livros de Liderança
 
Líder do Futuro
O melhor programa de formação de líderes do Brasil
Líder do Futuro – A Transformação em Líder-Coach
.
Vídeos sobre Lideranca e Motivação
Vídeos – Liderança e Motivação
 
Blog da Liderança
Textos sobre Liderança, Motivação, Trabalho e Equipe e Coaching
Os Melhores Textos sobre Liderança
 
 

2 comentários sobre “Liderança “Sem Cera”

  1. Perfeito!
    Eu costumo estar lendo as crônicas sempre até mesmo para eu ter um abalizamento das minhas ações e posições. Ser líder é fundamental.
    Lider e chefe pode ser totalmente desassociativo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *