O Líder “Tampa de Panela”

Outro dia, durante conversa com os diretores de uma grande organização, falávamos sobre a importância de ouvir os colaboradores e suas ideias, considerando que as pessoas se comprometem com o aquilo que ajudam a criar, e um deles disse o seguinte:

– Eu sempre pratiquei a troca de ideias, mas do meu jeito!

Obviamente eu fiquei curioso e perguntei: “E que jeito é esse?”.

– Bem, as pessoas entram na minha sala com suas próprias ideias, e saem com as minhas. Troco as ideias delas pelas minhas! Pronto!

E o pior de tudo, é que ele não estava brincando!


Infelizmente ainda encontramos lideres com esse tipo de pensamento e comportamento no mundo corporativo. Líderes que pararam no tempo, que deixaram de aprender e crescer, e ainda pior, que bloqueiam o crescimento das pessoas; líderes que se tornam uma “tampa de panela” na vida de seus liderados, impedindo-os de aprender, crescer, desenvolver e evoluir.

São vários os motivos que levam um líder a agir dessa maneira, como o medo de que alguém possa ter uma ideia melhor que a sua, a crença de que ninguém é tão bom ele, ou de que as pessoas não são pagas pra pensar, mas pra executar, enfim, independentemente dos motivos que fazem um líder “tampa de panela” “cozinhar” as pessoas, ele provavelmente ainda não perceberam o mal que fazem a si mesmos, aos outros e aos resultados da organização, já que os melhores resultados só acontecerão quando todos estiverem contribuindo com o melhor que têm.

Portanto líder, se você é uma dessas “tampas de panela”, e pretende continuar pensando e agindo dessa forma, permita-me antecipar os resultados dessa decisão: Aquelas pessoas que estão realmente desejosas de crescer e evoluir, darão um jeito e “escaparão” da panela; os que não estão, ou que por qualquer motivo preferirem continuar sendo “cozinhados”, permanecerão e continuarão entregando resultados medíocres, assim como você deseja, e isso, provavelmente, o fará continuar sentindo-se importante.

Se você, contudo, pretende repensar seu jeito de liderar, construindo relações de confiança, estabelecendo maior proximidade com as pessoas, colocando gente na agenda, escutando as pessoas e suas ideias, treinando-as e empoderando-as, fazendo perguntas que agucem a criatividade delas, dando feedbacks sinceros e honestos, e reconhecendo o esforço e o resultado de sua equipe, também é fácil antecipar os resultados: em vez de uma “panela com tampa”, você cria um caldeirão de motivação e entusiasmo, onde as pessoas têm a oportunidade de tornar-se o melhor que podem ser e, consequentemente, contribuir para que os melhores resultados apareçam. E de quebra, você nem precisará fazer força pra sentir-se importante, porque as pessoas farão isso por você!

Um Grande Abraço,

Marco Fabossi

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.Marco Fabossi
Marco Fabossi é Sócio-Diretor da Crescimentum, a mais completa empresa de formação de líderes do Brasil.
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