Limites x Limitações (Liderança)

Dailza Damas, dona de casa, aprendeu a nadar aos 28 anos para incentivar seu filho que tinha bronquite a também praticar natação. Em pouco tempo percebeu que a piscina era muito pequena para abrigar seus sonhos, então decidiu nadar em mar aberto.

Em 1993, tornou-se uma das poucas nadadoras brasileiras a atravessar o Canal da Mancha, na primeira vez em 19 horas e 16 minutos, e na segunda em 10 horas e 48 Minutos. Depois contornou a ilha de Fernando de Noronha, atravessou o Canal de Catalina nos EUA, contornou a Ilha do Mel no Paraná, atravessou o Estreito de Gibraltar, contornou a Ilha de Manhattan e atravessou o Mar da Galileia. Hoje é considerada uma das maiores nadadoras do mundo em mar aberto.

Dailza morreu em 2008, aos 50 anos quando se recuperava de uma cirurgia pra retirada de um tumor no cérebro, mas há vários vídeos no Youtube contando a sua história, e nesses vídeos aprendi coisas muito importantes:

Ela comenta que, em certo momento, quando enfrentava ondas de mais de 4 metros de altura, e via o barco que a acompanhava subindo e descendo, apenas pensava:

– Eu estou segura. Eu confio nas pessoas que estão no barco.

E quando o repórter lhe perguntou: ”Você não sentia medo?”, Dailza respondeu:

– Sentia sim. Aliás, creio que a maioria das pessoas sente medo em várias situações da vida. Mas eu tinha a opção de escolher entre “ficar com medo” e “ir com medo”, e eu escolhia “ir com medo”.


A história de Dailza é, por si só, uma grande lição de vida, mas quero destacar dois grandes aprendizados que pra mim fazem muito sentido:

O primeiro é que existe uma grande diferença entre limites e limitações. Ambientes e situações certamente nos impõem limites, como as paredes de uma piscina, mas são as nossas crenças, aquilo que acreditamos (ou não acreditamos) que estabelecem as nossas limitações. Em outras palavras, certos limites que muitas vezes atribuímos às situações, são, de fato, limitações que imputamos às pessoas ou a nós mesmos. Aquela velha frase do Henri Ford define bem o que isso significa: “Se você acredita que é possível, você está certo. Se acredita que não é possível, você também está certo”.

E o segundo aprendizado é que coragem não significa ausência de medo, mas seguir em frente apesar dele, porque o medo provavelmente estará presente em muitas situações e decisões ao longo da vida, assim como a liberdade de escolher entre “ficar com medo” ou “ir com medo“. “Ficar com medo” pode nos levar a desistir de nossos sonhos e ao arrependimento de não termos ao menos tentado; “Ir com medo”, contudo, nos ajuda a encarar as dificuldades, potencializar as oportunidades e, independentemente dos resultados, produzir em nós os sentimentos de paz, orgulho e realização por termos ao menos tentado. A vida é feita de escolhas…

Um vídeo curto sobre a vida de Dailza Damas.

Fast Tube by Casper

Um Grande Abraço,

Marco Fabossi

Leia também:
A Competência mais Importante (Liderança)

livro3a-capa-site

Coração de Líder
A Essência do Líder-Coach
3a Edição - Revisada e Ampliada

Agora também em Áudiolivro

Clique e Adquira o seu Livro ou AudioLivro
Inscreva-se no Blog da Liderança e receba semanalmente os textos de Marco Fabossi
 
.Marco Fabossi
Marco Fabossi é Sócio-Diretor da Crescimentum, a mais completa empresa de formação de líderes do Brasil.
Crescimentum – A Evolução da Liderança
.
Livro Coração de Líder
Adquira o livro Coração de Líder – A Essência do Líder-Coach em
coracaodelider.com.br
 
Os Melhores Livros de Liderança dos Últimos Tempos
Conheça os melhores Livros de Liderança
 
Líder do Futuro
O melhor programa de formação de líderes do Brasil
Líder do Futuro – A Transformação em Líder-Coach
.
Vídeos sobre Lideranca e Motivação
Vídeos – Liderança e Motivação
 
Blog da Liderança
Textos sobre Liderança, Motivação, Trabalho e Equipe e Coaching
Os Melhores Textos sobre Liderança
 
 

3 comentários sobre “Limites x Limitações (Liderança)

  1. Excelente texto! Gostei muito de conhecer esta história e para mim ficará marcada a mensagem: ficar com medo ou ir com medo?

  2. Como sempre, fantástico!!!! Como é bom ver, ouvir e sentir as superações de outras pessoas, nos mostra o quanto somos limitados por nós mesmos, apesar de saber que temos infinitos caminhos…
    Abraço forte!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *