Síndrome de Procusto (Liderança)

Na mitologia grega, um bandido chamado Procusto convidava os viajantes para passarem a noite em sua casa, numa cama de ferro que tinha o seu exato tamanho. Mas por trás da suposta hospitalidade havia uma ardilosa armadilha: se os hóspedes fossem altos, ele amputava parte das pernas para ajustá-los ao tamanho da cama, e os que tinham estatura menor, eram esticados até atingirem o comprimento suficiente.


E você pode estar pensando: “Mas o que isso tem a ver com liderança?”. E a resposta é “muita coisa!”. Apesar das constantes e cada vez mais rápidas mudanças pelas quais o mundo tem passado, por mais incrível que possa parecer, muitos líderes ainda agem como Procusto ao tentar impor às pessoas os seus próprios “padrões” de pensamento, conhecimento e comportamento.

Quando percebem que estão agindo assim, alguns tentam evitar a Síndrome de Procusto, mas inconscientemente, continuam usando o tamanho da “sua própria cama” como referência, e passam a adotar posturas como: “Eu procuro contratar profissionais melhores do que EU! Eu quero que o meu filho seja melhor do que EU”. Desculpe, mas quem é que disse que você ou eu podemos ser uma referência para os outros? Essa é uma escolha que só pode ser feita pelos outros, e não por nós mesmos, concorda?

Para se livrar definitivamente da Síndrome Procusto, é preciso primeiramente compreender que seres humanos não cabem em “caixinhas”, que cada pessoa tem o seu próprio tamanho, e que isso não as faz melhores ou piores que você; apenas diferentes. É preciso compreender, portanto, que o seu papel como líder não é fazer com que elas sejam melhores que você, mas apoiá-las a se tornarem uma versão melhor de si mesmas a cada dia. E aqui vão algumas dicas de como fazê-lo:

  • Aceite as pessoas como elas são. Olhe para elas como seres humanos diferentes de você, que têm muitos pontos fortes, mas que como você, também têm coisas à melhorar;
  • Assuma o papel de agente de transformação dessas pessoas;
  • Não tente mudá-las, porque ninguém muda ninguém, mas ninguém muda sozinho. Ajude-as a encontrar, portanto, motivação para a mudança. Leve-as a perceber que um novo comportamento ou atitude podem trazer mais ganhos do que perdas. A transformação começa a acontecer, de dentro pra fora, quando elas se convencem dos ganhos que terão com a mudança;
  • Ajude-as a criar planos de ação consistentes;
  • Acompanhe-as e dê feedback constante sobre sua evolução e, quando necessário, corrija a rota;
  • Lembre-se que, antes de melhorar, piora. As pessoas estão tentando fazer algo diferente do que estavam acostumadas, portanto, é bem provável que cometam erros até encontrarem o melhor jeito de fazer coisas novas, então, tenha paciência.

Em novembro de 2019 acontecerá o lançamento do meu novo livro sobre Confiança. Conto com sua torcida e presença. Em breve mais informações, aguarde!

Um Grande Abraço,

Marco Fabossi


Leia também:
Árvores Tortas (Liderança)


livro3a-capa-site

Livro Coração de Líder
A Essência do Líder-Coach
3a Edição – Revisada e Ampliada
Também em Áudiolivro

Clique aqui, inscreva-se no Blog da Liderança e receba semanalmente os textos de Marco Fabossi
.
Marco Fabossi
Marco Fabossi é Sócio-Diretor da Crescimentum, a mais completa empresa de formação de líderes do Brasil.
Crescimentum – A Evolução da Liderança
.
Livro Coração de Líder
Adquira o livro Coração de Líder – A Essência do Líder-Coach em
coracaodelider.com.br
 
Os Melhores Livros de Liderança dos Últimos Tempos
Conheça os melhores Livros de Liderança
 
Blog da Liderança
Textos sobre Liderança, Motivação, Trabalho e Equipe e Coaching
Os Melhores Textos sobre Liderança
 
 

3 comentários sobre “Síndrome de Procusto (Liderança)

  1. Gosto destas leituras pq elas provocam ajustes de mindset. Essa de não fazer pessoas melhores do que você e a fazer delas as melhores pessoas felizes consigo mesmas é, para mim, uma forte contribuição.
    Gratidão Fabossi

  2. Marco , excelente reflexão . Vou usar para ajudar outras pessoas e indicar você para que também possam enriquecer-se com seu conteúdo.
    Obrigada Solange

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *