Interesse Genuíno (Liderança)

Um homem fazia parte de um grupo de estudos e, sem qualquer aviso, desapareceu. Sentindo sua falta, o líder do grupo decidiu visitá-lo.

Era uma noite muito fria, e o líder encontrou-o em sua casa, sozinho, sentado diante da lareira. Eles se cumprimentaram, o líder também sentou-se em frente à lareira, e ambos ficaram em silêncio admirando a dança das chamas.

Minutos mais tarde o líder movimentou as brasas e, cuidadosamente, escolheu uma delas, a mais incandescente de todas, e empurrou-a pra fora do fogo. O anfitrião, quieto, apenas prestava atenção a tudo. Em pouco tempo a chama da brasa solitária diminuiu, até que se apagou por completo.

O líder então movimentou novamente o mesmo pedaço de carvão frio e inútil, colocando-o novamente no meio do fogo. Quase que imediatamente o carvão voltou a brilhar em uma nova chama, alimentado pela luz e calor dos outros carvões em brasa ao seu redor.

O líder então levantou-se para ir embora, despediu-se do anfitrião, que lhe disse:

– Muito obrigado por sua visita e pela conversa transformadora!


Você conseguiria estabelecer e manter bons relacionamentos com pessoas em quem não confia? Creio que tampouco elas conseguiriam se não confiarem em você.

Seja pública ou privada, com ou sem fins lucrativos, social ou comercial; família, time, equipe, sociedade, empresa, igreja, ONG, governo ou nação, uma organização tem como principal atividade os relacionamentos. Nessas organizações as coisas só acontecem porque 100% dos envolvidos são pessoas que se relacionam em busca de resultados. E estes resultados são impactados profundamente pelo nível de confiança nessas relações. Em outras palavras: o nível de confiança nas relações determina a qualidade dos resultados.

É por isso que qualquer organização, antes de qualquer outra coisa, precisa de relacionamentos baseados em confiança e credibilidade para existir e evoluir, porque na sua falta certamente sucumbirão o governo mais poderoso, o casamento mais sólido, o negócio mais bem-sucedido, o time mais preparado, a amizade mais achegada, a igreja mais poderosa, a economia mais próspera, a tecnologia mais avançada, a liderança mais influente e amor mais profundo. Porque sem relacionamentos baseados em confiança, nada permanece!

A confiança é o alicerce, a base e a fundação de tudo o que fazemos na vida. Ela influencia nosso cotidiano 365 dias por ano, 7 dias por semana, 24 horas por dia. Cada conversa, reunião, proposta, discussão, projeto, pergunta ou resposta são diretamente impactados pelo nível de confiança existente entre as partes envolvidas. E esse impacto altera profundamente os resultados e a trajetória de nossas vidas.

E uma das mais poderosas atitudes que um líder pode demonstrar na construção de relações de confiança é o interesse genuíno pelas pessoas. Atitudes que demonstrem interesse genuíno pelas pessoas que entregam os resultados, e não apenas pelos resultados que as pessoas entregam. Interesse por suas histórias de vida, expectativas, preocupações e dificuldades, enfim, respeito e interesse genuíno pelo ser humano que está atrás do crachá. E só tem um jeito de fazer isso acontecer: colocando gente na sua agenda.

Olhe para sua agenda e verifique quanta “gente” tem nela. Certamente existem reuniões de negócios, projetos, clientes e fornecedores, mas pode ser que falte tempo e espaço pra escutar, conhecer, reconhecer, aproximar, desenvolver e empoderar aqueles que trarão os melhores resultados para a organização: as pessoas.

Pense nisso!

Aproveitando a oportunidade, gostaria de pedir sua ajuda em responder um questionário sobre “Liderança e Confiança”, que será utilizado em meu novo livro sobre o tema. São apenas 5 minutos. Basta clicar no link a seguir. Desde já, muito obrigado!

Link para a pesquisa: https://pt.surveymonkey.com/r/confianca-link

Um Grande Abraço,

Marco Fabossi

Leia também:
Coloque Gente na Agenda (Liderança)

livro3a-capa-site

 

 

 

 

 

 

Livro Coração de Líder
A Essência do Líder-Coach
3a Edição – Revisada e Ampliada
Também em Áudiolivro

Clique aqui, inscreva-se no Blog da Liderança e receba semanalmente os textos de Marco Fabossi
.Marco Fabossi
Marco Fabossi é Sócio-Diretor da Crescimentum, a mais completa empresa de formação de líderes do Brasil.
Crescimentum – A Evolução da Liderança
.
Livro Coração de Líder
Adquira o livro Coração de Líder – A Essência do Líder-Coach em
coracaodelider.com.br
 
Os Melhores Livros de Liderança dos Últimos Tempos
Conheça os melhores Livros de Liderança
 
Líder do Futuro
O melhor programa de formação de líderes do Brasil
Líder do Futuro – A Transformação em Líder-Coach
.
Vídeos sobre Lideranca e Motivação
Vídeos – Liderança e Motivação
 
Blog da Liderança
Textos sobre Liderança, Motivação, Trabalho e Equipe e Coaching
Os Melhores Textos sobre Liderança
 
 

Um comentário sobre “Interesse Genuíno (Liderança)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *