Exterminadores do Futuro (Liderança)

Um dos líderes mais inspiradores que conheço iniciou sua carreira como escriturário na mesma empresa em que é o atual Presidente, e que é líder de mercado em seu segmento. Ele me contou que um dos momentos mais marcantes de sua jornada de liderança foi quando ele deixou de ser um técnico, um colaborador individual, para tornar-se supervisor em uma das áreas da empresa. E essa é sua narrativa…

Eu passava por um dos momentos mais complicados na vida de um líder; aprender a lidar com pessoas, conquistar a confiança delas, conduzir uma equipe a entregar resultados coletivos, deixar de “pôr a mão na massa”, enfim, tudo era muito novo pra mim, e eu precisava de um líder que, mais do que apenas cobrar resultados, me ajudasse a vencer essa etapa e crescer com ela. E foi justamente o que eu não tive naquele momento!

Em pouco tempo, me vi sem direção e sem saber o que fazer, entregando resultados abaixo do esperado, além da sensação de solidão e abandono. Alguns meses depois meu gerente disse ao diretor que iria me substituir. Foi quando esse diretor me chamou e perguntou-me o que eu tinha a dizer sobre a situação; eu então “abri o meu coração” e, dias depois ele me transferiu para uma outra área, ainda como supervisor.

Assim que cheguei na nova área, o diretor me chamou em sua sala, onde já estava o meu novo gerente, e me disse:

– Esse é o seu novo líder, por favor, diga a ele o que já disse pra mim, e o que espera dele como seu líder.

Quando eu terminei de falar, ele virou-se para o gerente e disse:

– Por favor, agora diga o que você espera dele como supervisor em sua área. Quais são as suas expectativas?

No final da conversa ele apenas desejou sucesso aos dois, nos despedimos e saímos. E esse gerente, também muito exigente em relação aos resultados, foi quem me ajudou a vencer essa fase tão difícil na jornada da liderança, primeiro fazendo junto comigo, depois observando de perto e dando feedbacks, e finalmente me apoiando quando eu o procurava. Alguns anos mais tarde ele decidiu deixar a empresa e eu o substitui, depois tornei-me diretor, e hoje sou o presidente da empresa. E tudo isso aconteceu porque alguém acreditou em mim, parou pra me ouvir, interessou-se genuinamente por mim (e não apenas pelos resultados que eu poderia entregar), me acompanhou e deu feedbacks sinceros e honestos, e reconheceu o meu esforço.


O futuro não é um lugar para onde estamos indo, mas o lugar que estamos construindo”. Essa é uma das frases que aqueles que convivem comigo, ouvem bastante! O problema é que muitos líderes ainda não perceberam que essa construção não depende apenas de resultados de curto prazo e do “aqui e agora”, mas também e principalmente, daquilo que fazemos no presente para edificar o futuro que desejamos.

É por isso que faz muito sentido a frase que aprendi recentemente com meu grande amigo Jonas Duarte, sócio-diretor da Crescimentum: “O maior inimigo daquilo que eu quero, é o que eu quero agora”. E esse foco quase que exclusivo “no que eu quero agora”, leva muitos líderes a negligenciar uma de suas principais responsabilidades que é desenvolver aqueles que, além de entregar os melhores resultados no presente, podem ajudar a construir o futuro desejado pela organização: as pessoas. Pessoas que, assim como você e eu, precisam de apoio para mudar, melhorar, aprender e crescer.

Estes supostos líderes são os grandes Exterminadores do Futuro, muito preocupados com os cargos que ocupam, as metas que conquistam, os prêmios que recebem, o bônus que embolsam, os bens que adquirem e os produtos que desenvolvem, e pouco atentos às vidas que influenciam e os líderes que formam.

Por favor, não seja um deles! Ajude a construir um bom futuro para todos, ainda que você não esteja por aqui pra usufruir dos resultados; empenhe-se na formação e transformação de pessoas para que se tornem melhores seres humanos, pais, filhos, cônjuges, amigos e profissionais; afinal, não estamos aqui apenas para extrair da vida tudo o que pudermos para nós mesmos, mas também e principalmente, pra fazer a vida das outras pessoas melhor e mais feliz.

Vamos nessa?

Aproveitando a oportunidade, gostaria de pedir sua ajuda em responder um questionário sobre “Liderança e Confiança”, que será utilizado em meu novo livro sobre o tema. São apenas 5 minutos. Basta clicar no link a seguir. Desde já, muito obrigado!

Link para a pesquisa: https://pt.surveymonkey.com/r/confianca-link

Um Grande Abraço,

Marco Fabossi

Leia também:
Profecia Autorrealizável (Liderança)

livro3a-capa-site

 

 

 

 

 

 

Livro Coração de Líder
A Essência do Líder-Coach
3a Edição – Revisada e Ampliada
Também em Áudiolivro

Clique aqui, inscreva-se no Blog da Liderança e receba semanalmente os textos de Marco Fabossi
.Marco Fabossi
Marco Fabossi é Sócio-Diretor da Crescimentum, a mais completa empresa de formação de líderes do Brasil.
Crescimentum – A Evolução da Liderança
.
Livro Coração de Líder
Adquira o livro Coração de Líder – A Essência do Líder-Coach em
coracaodelider.com.br
 
Os Melhores Livros de Liderança dos Últimos Tempos
Conheça os melhores Livros de Liderança
 
Líder do Futuro
O melhor programa de formação de líderes do Brasil
Líder do Futuro – A Transformação em Líder-Coach
.
Vídeos sobre Lideranca e Motivação
Vídeos – Liderança e Motivação
 
Blog da Liderança
Textos sobre Liderança, Motivação, Trabalho e Equipe e Coaching
Os Melhores Textos sobre Liderança
 
 

Um comentário sobre “Exterminadores do Futuro (Liderança)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *