Qual é a sua Marca? (Liderança)

Quando Abraham Lincoln foi eleito presidente dos Estados Unidos, a classe alta americana ficou chocada. Como poderia um proletário assumir a liderança do país? Um dos senadores, então, fez um comentário irônico:

– Vamos ver se o filho de um sapateiro tem condições de dirigir nosso país…

Ao que Lincoln respondeu:

– Que bom o senhor ter se lembrado de meu pai. Eu gostaria de ser um presidente tão bom quanto meu pai foi um bom sapateiro. Aliás, estou vendo que o senhor está usando um par de sapatos fabricado por ele. Aliás, eu aprendi a consertar sapatos com meu pai. Se algum dia os seus apresentarem algum problema, me procure que eu os consertarei.


Quem já conversou comigo sobre legado, sabe que eu penso sobre isso: “Legado não é algo que alguém deixa quando morre, mas quando sai de algum lugar”. Toda vez que saímos de uma conversa, de uma reunião, de uma “DR”, de um posto de gasolina, de uma ligação telefônica, enfim, quando saímos de alguma interação com outras pessoas, estamos deixando ali um legado, uma marca.

Por isso, algumas perguntas importantes para você fazer a si mesmo diariamente são: “Qual é a marca que eu estou deixando em minhas interações com as pessoas? Eu me orgulho dela? É essa a marca que eu quero deixar? Como isso tem ajudado a construir um mundo melhor ao meu redor?”.

E é o seu trabalho ou aquilo que você faz, independentemente de seu glamour, uma das melhores oportunidades para expressar a sua marca, o seu legado, para influenciar positivamente aqueles que estão à sua volta. Se você é presidente, diretor ou gerente em uma empresa, busque agir com firmeza, responsabilidade, respeito, honestidade e justiça. Se você é recepcionista, seja educado, gentil, atencioso e cortês. Se trabalha como faxineiro, faça o seu trabalho com esmero e dedicação. Se é um estudante, dedique-se muito, seja curioso, pesquise, descubra algo novo. Você se engana quando acha que trabalha para os outros; a primeira e mais importante pessoa para quem você trabalha é você mesmo. É por isso que nos sentimos motivados quando temos consciência de estarmos fazendo o melhor e, consequentemente, frustrados quando o contrário acontece.

Liderança é influência, e não apenas uma posição. De alguma maneira, as pessoas ao seu redor, seja em casa, no trabalho, na escola, no transito ou na igreja, são influenciadas por seus comportamentos e atitudes, por sua liderança, e pelos seus exemplos, independentemente da natureza daquilo que você faz.

Portanto, a melhor maneira de marcar positivamente a vida daqueles que estão à sua volta, de deixar um legado que realmente faça diferença no mundo, é dedicando-se a fazer o melhor naquilo que está sob sua responsabilidade.

Então, não desperdice essa oportunidade!

Um Grande Abraço,

Marco Fabossi

Gostou? Então de um “Like” e Compartilhe com seus Amigos! [DISPLAY_ULTIMATE_PLUS]

Leia também:
Para Quem Você Trabalha?

livro3a-capa-site

 

 

 

 

 

 

 

Livro Coração de Líder
A Essência do Líder-Coach
3a Edição – Revisada e Ampliada
Também em Áudiolivro

Clique aqui, inscreva-se no Blog da Liderança e receba semanalmente os textos de Marco Fabossi
.Marco Fabossi
Marco Fabossi é Sócio-Diretor da Crescimentum, a mais completa empresa de formação de líderes do Brasil.
Crescimentum – A Evolução da Liderança
.
Livro Coração de Líder
Adquira o livro Coração de Líder – A Essência do Líder-Coach em
coracaodelider.com.br
 
Os Melhores Livros de Liderança dos Últimos Tempos
Conheça os melhores Livros de Liderança
 
Líder do Futuro
O melhor programa de formação de líderes do Brasil
Líder do Futuro – A Transformação em Líder-Coach
.
Vídeos sobre Lideranca e Motivação
Vídeos – Liderança e Motivação
 
Blog da Liderança
Textos sobre Liderança, Motivação, Trabalho e Equipe e Coaching
Os Melhores Textos sobre Liderança
 
 

Um comentário sobre “Qual é a sua Marca? (Liderança)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *