• RSS
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Youtube

O Caminho da Excelência (Liderança)

Postado por Marco Fabossi setembro - 24 - 2017 1 Comentário

  O filho chega da escola cabisbaixo e calado, fala um “oi” tímido pra mãe, vai para o quarto, deixa a luz apagada e deita-se na cama. A mãe então aparece na porta e pergunta o que havia acontecido.

– Mãe, tirei nota vermelha em matemática outra vez! O pai vai “me matar”!

– Lógico que não filho! Nós só queremos o melhor pra você!


E você? Se o boletim do seu filho (irmão ou sobrinho) está repleto de notas altas, mas com uma ou duas notas baixas, o que você faz? Enfatiza as notas baixas, ou elogia as notas altas? Se você dá mais atenção às notas baixas, cuidado! Pode estar contribuindo para a formação de uma geração que será caracterizada pelo que não é, e não pelo que é.

E quando você pensa em seu próprio desenvolvimento? Prefere dar mais ênfase nos pontos fracos ou nos pontos fortes? Uma pesquisa realizada pelo Instituto Gallup, com mais de dois milhões de pessoas, e que é parte do livro “Descubra seus pontos fortes”, de Buckingham e Clifton, revela que a maioria das pessoas prefere trabalhar os pontos fracos, dedicando menos atenção aos pontos fortes. Essa pode até ser uma atitude lógica, contudo incoerente.

É como se a excelência fosse o oposto da falha, ou seja, para entendermos o que é excelência, precisaríamos antes, estudar a falha. Então, para aprender sobre alegria, significado e satisfação, estudaríamos pessoas deprimidas. Para aprender como envolver as pessoas, estudaremos aqueles que não se envolvem. Se quisermos aprender sobre um ótimo casamento, então estudaremos sobre divórcio. É como se o bom fosse simplesmente o oposto de ruim, bastando estudar o ruim e invertê-lo para que fique bom. O fato é que estudar o ruim e apenas invertê-lo garante que vamos ter algo que não é ruim, mas não necessariamente que teremos algo bom, ótimo ou excelente. É por isso que, se quisermos aprender sobre excelência, precisamos estudar a própria excelência.

Portanto, se existem habilidades imprescindíveis ao exercício de sua liderança que precisam ser desenvolvidas ou melhoradas, não perca tempo, faça isso. Contudo, esteja consciente de que as áreas de oportunidade que o levarão a praticar uma liderança diferenciada, estão naquilo que você já é naturalmente bom, e não em seus pontos fracos. Se as suas sombras estão ofuscando a sua luz, trabalhe para melhorá-las, mas se elas não o atrapalham, ou se existem pessoas à sua volta que são boas naquilo que você não é, deixe que elas o ajudem, e invista seu tempo e energia para potencializar a sua luz, e fazê-la brilhar ainda mais.

Lembre-se: liderar não significa ser o melhor em tudo, mas usar a diversidade de competências e conhecimentos da equipe, buscando pessoas que sejam boas naquilo em que você não é, dando-lhes a oportunidade e o privilégio de ajudá-lo. Essa é a essência do trabalho em equipe, da alta performance e da excelência, e uma das maneiras mais práticas e produtivas de potencializar os pontos fortes e compensar os pontos fracos de todos os membros da equipe.

Um Grande Abraço,

Marco Fabossi

Leia também:
O Caminho da Excelência (Liderança)

livro3a-capa-site

Coração de Líder
A Essência do Líder-Coach
3a Edição - Revisada e Ampliada

Agora também em Áudiolivro

 

.

 

Inscreva-se no Blog da Liderança e receba semanalmente os textos de Marco Fabossi
 
.Marco Fabossi
Marco Fabossi é Sócio-Diretor da Crescimentum, a mais completa empresa de formação de líderes do Brasil.
Crescimentum – A Evolução da Liderança
.
Livro Coração de Líder
Adquira o livro Coração de Líder – A Essência do Líder-Coach em
coracaodelider.com.br
 
Os Melhores Livros de Liderança dos Últimos Tempos
Conheça os melhores Livros de Liderança
 
Líder do Futuro
O melhor programa de formação de líderes do Brasil
Líder do Futuro – A Transformação em Líder-Coach
.
Vídeos sobre Lideranca e Motivação
Vídeos – Liderança e Motivação
 
Blog da Liderança
Textos sobre Liderança, Motivação, Trabalho e Equipe e Coaching
Os Melhores Textos sobre Liderança
 
 

Uma Resposta até agora.

  1. Flabenilto disse:

    Bom dia Fabossi,

    Mais uma vez, fui edificado pelo teu ensino,

    Obrigado!

    Flabenilto