• RSS
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Youtube

A Pirâmide do Sucesso (Liderança)

Postado por Marco Fabossi junho - 4 - 2017 2 Comentários

  John Wooden dirigiu a equipe de basquete da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA) por 12 temporadas, conquistando 10 campeonatos da liga nacional de basquete masculino universitário. Foi considerado pela ESPN como o maior técnico do século XX, e o técnico número de 1 de todos os tempos pela “The Sport News”. O seu modelo de liderança, “A Pirâmide do Sucesso”, inspirou líderes em todo o mundo, nos negócios e nos esportes, incluindo o nosso Bernardinho.

Para Wooden, “sucesso é a paz de espírito que resulta da satisfação interior de saber que você fez o seu melhor para se tornar o melhor que você é capaz de ser”. Ele entendia que o sucesso não é necessariamente medido pelo número de vitórias e pela conquista de riqueza ou fama, mas pelos resultados de um processo que dura toda uma vida.

E ele aprendeu sobre o significado do sucesso com seu pai, Joshua Hugh Wooden, que passou por vários reveses na vida, como a morte de duas filhas, a perda de sua querida fazenda, e muitas privações financeiras, mas que nunca perdeu tempo reclamando ou comparando-se com pessoas que estavam em situações melhores ou piores que a sua. Durante todo o tempo ele se dedicava a fazer o melhor que podia e era muito grato por isso. Em várias situações ele reunia John e seus irmãos e dizia:

– Filhos, não se preocupem em ser melhores de que alguém, mas nunca deixem de tentar ser os melhores que puderem se tornar. Sobre isso vocês têm controle, sobre os outros, não! Façam isso e poderão transformar-se em sucesso. Façam menos, e ficarão para trás. O tempo gasto para comparar-se com os outros é desperdício.


Meu objetivo em mencionar o modelo Wooden não é propor uma receita de sucesso, mas conduzir-nos a uma reflexão sobre o que o sucesso significa para cada um de nós, e se verdadeiramente estamos caminhando em direção àquilo que acreditamos. Por isso, quero lhe fazer uma pergunta: O que significa sucesso pra você? Tente responder antes de prosseguirmos.

Apesar de não ser uma receita, o modelo proposto por Wooden se ancora em duas premissas fundamentais para que possamos ser bem-sucedidos, independentemente do que sucesso signifique para cada um de nós.

1 – Faça o seu melhor. Não importa o que os outros fazem ou deixam de fazer; o que realmente importa para o seu sucesso, é o que você pode fazer. Precisamos reforçar a consciência de que, antes de trabalharmos para uma organização, seja ela própria ou de terceiros, cada um de nós trabalha pra si mesmo, para nos realizarmos como gente, como pessoa, e como profissional. Porque quando deixamos de fazer o nosso melhor (e sabemos quando isso acontece), mais do que impactar os ambientes em que estamos inseridos, decepcionamos a nós mesmos, e isso nos faz mal, nos torna infelizes, e nos torna vítimas de nossa própria negligência.

Por isso, um dos maiores passos que podemos dar em direção ao sucesso é a certeza de estamos fazendo o nosso melhor. Pode até ser que os resultados não sejam bons, mas a consciência de estar fazendo o melhor nos permitirá curtir a jornada e não apenas preocupar-se com o destino, já que a jornada é mais importante que o destino, porque “bons resultados” perdem o valor quando percebemos que a jornada que nos levou a conquista-los não valeu a pena, como status, bens e dinheiro que custam saúde, família, valores e convicções, amigos e tantas outras coisas importantes para nós.

2 – Compare-se com aquilo que você pode ser. Uma das maiores armadilhas para conquistarmos o sucesso é a tendência natural de comparar-nos com as pessoas. O que John Wooden aprendeu com seu pai e propõe em seu modelo é: pare de comparar-se com os outros, comece a comparar-se com aquilo que você pode ser, e então trabalhe forte para que isso se concretize. Não importa se você será melhor ou pior que os outros; o que realmente importa é que você se torne a melhor versão de você mesmo.

Ainda que você já esteja bem, o que você pode fazer para melhorar? Pode até ser que você já seja a maior referência no ambiente em que está inserido, contudo, é também provável que ainda existam oportunidades de crescimento e desenvolvimento entre o que você é atualmente e o que pode se tornar no futuro. Portanto, não permita que o ambiente se torne a sua “tampa de panela” e limite o seu sucesso; seja o melhor que você puder.

Sucesso!

Um Grande Abraço,

Marco Fabossi

Leia também:
Para quem você trabalha?

livro3a-capa-site

Coração de Líder
A Essência do Líder-Coach
3a Edição - Revisada e Ampliada

Agora também em Áudiolivro

Clique e Adquira o seu Livro ou AudioLivro

 

Inscreva-se no Blog da Liderança e receba semanalmente os textos de Marco Fabossi
 
.Marco Fabossi
Marco Fabossi é Sócio-Diretor da Crescimentum, a mais completa empresa de formação de líderes do Brasil.
Crescimentum – A Evolução da Liderança
.
Livro Coração de Líder
Adquira o livro Coração de Líder – A Essência do Líder-Coach em
coracaodelider.com.br
 
Os Melhores Livros de Liderança dos Últimos Tempos
Conheça os melhores Livros de Liderança
 
Líder do Futuro
O melhor programa de formação de líderes do Brasil
Líder do Futuro – A Transformação em Líder-Coach
.
Vídeos sobre Lideranca e Motivação
Vídeos – Liderança e Motivação
 
Blog da Liderança
Textos sobre Liderança, Motivação, Trabalho e Equipe e Coaching
Os Melhores Textos sobre Liderança
 
 

2 Respostas até agora.

  1. Fernanda Okura disse:

    Fabossi, excelente texto! Parabéns 🙂

  2. DEISE SILVA disse:

    Que texto bom…. tao edificante!! Concordo que sucesso é uma atitude, uma postura linear, onde “competimos com
    nós mesmos melhoria contínua…
    ótimo texto….