• RSS
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Youtube

Eu me seguiria? (Liderança)

Postado por Marco Fabossi maio - 21 - 2017 2 Comentários

  Os búfalos são seguidores absolutamente fiéis ao seu líder. Eles só fazem o que líder quer, e só vão aos lugares determinados por seu líder.

Ao identificar esse fenômeno, os primeiros colonizadores da América do Norte foram capazes de dizimar, com facilidade, inúmeras manadas de búfalos, apenas eliminando líder dessas manadas.


Infelizmente, muitas de nossas organizações ainda abrigam alguns líderes que adotam o estilo “búfalo”; líderes que só aceitam as coisas feitas do seu próprio jeito, que agem na base do “manda quem pode, obedece quem tem juízo”, que acreditam que as pessoas não são pagas para pensar, mas para executar. Líderes que trocam respeito e autoridade, por medo e poder, substituindo possíveis seguidores por meros subordinados.

Bem, os resultados desse tipo de liderança a gente já conhece: equipes fracas, limitadas, e totalmente dependentes. Pessoas desmotivadas, falta de engajamento, clientes mal atendidos, criatividade zero, resultados medíocres, profissionais subdesenvolvidos, saída de profissionais com alto potencial, e finalmente, o total comprometimento da perenidade e sustentabilidade da organização, uma vez que isso depende da formação de novos líderes.

John Maxwell, autor de mais de 50 livros sobre liderança, comenta que, se quisermos saber se alguém é realmente um líder, basta observar se existe alguém o seguindo, porque sem seguidores não existe liderança. Um líder “búfalo” certamente terá subordinados; pessoas que o obedecem pelo medo, mas raramente terá seguidores; gente que o respeita e que faz o que precisa ser feito porque quer fazer, e não apenas porque alguém está mandando fazer.

Em treinamentos, workshops e conversas com líderes, uma das perguntas que aparece é: “Por que alguém segue um líder?”, e apesar de diferentes, as respostas são, em geral, convergentes: “Porque respeita e confia no líder”; “Porque se identifica com a visão do líder”; “Porque o líder tem interesse no desenvolvimento das pessoas”, enfim, várias respostas diferentes, mas complementares. Muito bem, mas e você, qual é a sua resposta à esta pergunta: “Por que alguém segue um líder?

Se combinarmos as várias possíveis respostas, é provável que cheguemos a algo como: “Alguém segue um líder na esperança de, com ele, chegue a lugares que sozinho não conseguiria”. Em outras palavras, “Alguém só segue um líder, se entender que, com este líder, conseguirá ir mais longe do que conseguiria se estivesse sozinho”. Faz sentido pra você? Afinal, se o lugar para onde estão te levando é o mesmo ou pior do que aquele que você conseguiria chegar sozinho, por que então você seguiria essa pessoa?

Portanto, enquanto líder, uma das principais perguntas que você precisa fazer-se cotidianamente é: Eu me seguiria? Eu estou conduzindo as pessoas à lugares melhores do elas conseguiriam chegar sozinhas?

Se sua resposta for “sim”, parabéns, contudo, não deixe de responder o porquê dessa resposta. Caso sua resposta seja “não” ou “talvez”, procure entender os motivos, trace um plano de ação, e trabalhe para transformá-la em “sim”.

E então, você se seguiria?

Um Grande Abraço,

Marco Fabossi

Leia também:
Cara a Cara (Liderança)

livro3a-capa-site

Coração de Líder
A Essência do Líder-Coach
3a Edição - Revisada e Ampliada

Agora também em Áudiolivro

Clique e Adquira o seu Livro ou AudioLivro

 

Inscreva-se no Blog da Liderança e receba semanalmente os textos de Marco Fabossi
 
.Marco Fabossi
Marco Fabossi é Sócio-Diretor da Crescimentum, a mais completa empresa de formação de líderes do Brasil.
Crescimentum – A Evolução da Liderança
.
Livro Coração de Líder
Adquira o livro Coração de Líder – A Essência do Líder-Coach em
coracaodelider.com.br
 
Os Melhores Livros de Liderança dos Últimos Tempos
Conheça os melhores Livros de Liderança
 
Líder do Futuro
O melhor programa de formação de líderes do Brasil
Líder do Futuro – A Transformação em Líder-Coach
.
Vídeos sobre Lideranca e Motivação
Vídeos – Liderança e Motivação
 
Blog da Liderança
Textos sobre Liderança, Motivação, Trabalho e Equipe e Coaching
Os Melhores Textos sobre Liderança
 
 

2 Respostas até agora.

  1. Alexandre Amancio disse:

    Fabossi mais uma vez você surpreende com sua visão de liderança”! Parabéns pela simplicidade e profundidade do texto.
    Primeiramente eu te seguiria como líder pela autoridade e habilidade no assunto, quanto aos aspectos que envolve a liderança; penso que o líder acima de tudo tem que conhecer sua missão e após esse ponto de partida buscar a autoliderança pois só assim terá condições para exercer a liderança.

  2. DEISE SILVA disse:

    Olá Fabossi!
    Eu te seguiria como líder, por que o líder pra mim é um grande parceiro.
    Que normalmente perde e ganha junto com o liderado e tem mais conhecimento para passar e uma visão mais ampla sobre cada assunto. E vejo voce assim e tento ser assim com a minha galera de casa rsrs e daqui do meu trabalho.