• RSS
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Youtube

Disciplina sem Ansiedade (Liderança)

Postado por Marco Fabossi maio - 7 - 2017 4 Comentários

  Sérgio, estudante de música, e curioso para conhecer o segredo do sucesso daquela conhecida e respeitada violonista, perguntou-lhe:

– Quantas horas você estuda por dia?

– Estudo todos os dias, de 3 a 4 horas. Se você está começando agora, estude uma hora todos os dias, por uma semana, em vez de oito horas em um único dia. Oito horas são mais que sete, mas “todos os dias” é melhor que “o dia todo”.


Talvez você já tenha ouvido sobre a teoria 70-20-10, onde Charles Jennings afirma que 10% do processo de aprendizado e desenvolvimento de uma pessoa acontece em sala de aula, leitura, vídeos ou qualquer outro recurso utilizado entre quatro paredes; 20% desse aprendizado se dá em meio à relações de desenvolvimento e interações com outras pessoas, como discussões construtivas, feedback, coaching e,mentoring. E os outros 70% de um processo de aprendizado, desenvolvimento e mudança acontecem na prática.

Você pode ler os melhores livros sobre “como tornar-se um excelente nadador”, assistir vídeos sobre o assunto, conversar com os melhores nadadores do mundo, e até simular os movimentos mais adequados para tornar-se um nadador de sucesso, mas o que, de fato, fará de você um verdadeiro nadador é a prática. Somente quando você entrar na piscina é que conseguirá sentir o ambiente, as dificuldades, o que funciona e o que não funciona; buscará então novas maneiras de adaptar-se a este ambiente, e com o passar do tempo, se não desistir, tornar-se-á um bom nadador. Mas se continuar lendo, aprendendo, ouvindo, conversando e treinando todos os dias, certamente se tornará um excelente nadador.

Para aprender algo novo ou aperfeiçoar aquilo que já sabemos, é preciso estabelecer uma rotina de prática com disciplina sem ansiedade; um passo de cada vez, um pouco a cada dia, mas todos os dias. Nosso cérebro não está preparado para mudanças bruscas, aquelas que acontecem de uma só vez. Quando é assim, normalmente entramos em modo de proteção e sobrevivência e, consequentemente, buscamos afastar-nos da situação. Portanto, é muito raro que uma mudança verdadeira aconteça de uma só vez; as mudanças mais consistentes e duradouras acontecem aos poucos, com disciplina sem ansiedade.

E por que esse assunto é tão importante na liderança?

Em primeiro lugar porque liderança, assim como a maioria das coisas na vida, se aprende pela prática de pessoas que, independentemente de seu nível de conhecimento e experiência, tornam-se cada vez mais conscientes de que ainda têm muito a aprender, e assim buscam mais conhecimento, estabelecem relações com pessoas que podem ajuda-los nessa jornada, e agem com disciplina e perseverança para alcançar seus objetivos, sejam eles relacionados à mudanças de comportamento, situações pessoais, aquisição de novos conhecimentos, aperfeiçoamento em áreas que precisam melhorar, metas e objetivos de negócios ou desenvolvimento de pessoas. Portanto, se você quer melhorar como líder, lidere, pratique disciplina sem ansiedade. Mas é importante entender que como consequência da prática de coisas que ainda não sabemos fazer muito bem, é normal que cometamos erros; em outras palavras, é comum que num processo de aprendizagem e desenvolvimento, as coisas piorem antes de melhorar! Então, não se desespere; é provável que você erre um pouco, mas isso faz parte da jornada; apenas busque aprender com seus erros.
Em segundo lugar, esse assunto é tão importante em liderança porque um dos principais papeis do líder é desenvolver sua equipe, ajudar as pessoas a tornarem-se melhores profissionais e seres humanos, e formar novos líderes. E para que isso aconteça, é preciso que, além do conhecimento (que as pessoas adquirem em sala de aula) que representa apenas 10% num processo de aprendizado, exista também relações de desenvolvimento por meio de alinhamento de expectativas, conversas transparentes e produtivas, feedbacks, coaching e mentoring, que representam outros 20% no processo. E por fim, é preciso criar um ambiente onde as pessoas sintam-se seguras para praticar; um ambiente onde o erro inédito não seja motivo de punição, exclusão ou isolamento, mas aceito como parte do processo de aprendizagem, porque se isso não acontecer, raramente as pessoas tentarão algo novo e, consequentemente, não haverá desenvolvimento, e elas nunca se tornarão o que poderiam ser. Portanto, como líder, aprenda a olhar o filme, a história, a evolução, o desenvolvimento das pessoas; deixe de olhar apenas a foto, o momento do erro ou do acerto, porque ambos fazem parte do processo de desenvolvimento e aprendizado. Crie um ambiente onde as pessoas tenham algum nível de segurança para arriscar e tentar e testar novas ideias, novos conhecimentos, novos comportamentos, e um novo jeito de fazer as coisas; só assim elas aprenderão.

E lembre-se: se você não se esforça para aprender, ninguém poderá ajuda-lo, mas se você está determinado a aprender, então ninguém poderá detê-lo.

Um Grande Abraço,

Marco Fabossi

Leia também:
Os Dois Mestres da Vida (Motivação)

livro3a-capa-site

Coração de Líder
A Essência do Líder-Coach
3a Edição - Revisada e Ampliada

Agora também em Áudiolivro

Clique e Adquira o seu Livro ou AudioLivro

 

Inscreva-se no Blog da Liderança e receba semanalmente os textos de Marco Fabossi
 
.Marco Fabossi
Marco Fabossi é Sócio-Diretor da Crescimentum, a mais completa empresa de formação de líderes do Brasil.
Crescimentum – A Evolução da Liderança
.
Livro Coração de Líder
Adquira o livro Coração de Líder – A Essência do Líder-Coach em
coracaodelider.com.br
 
Os Melhores Livros de Liderança dos Últimos Tempos
Conheça os melhores Livros de Liderança
 
Líder do Futuro
O melhor programa de formação de líderes do Brasil
Líder do Futuro – A Transformação em Líder-Coach
.
Vídeos sobre Lideranca e Motivação
Vídeos – Liderança e Motivação
 
Blog da Liderança
Textos sobre Liderança, Motivação, Trabalho e Equipe e Coaching
Os Melhores Textos sobre Liderança
 
 

4 Respostas até agora.

  1. Alexandre disse:

    Ótimo texto Marco,
    Conter a ansiedade aliado à paciência necessária para a criação de uma nova rotina motivadora é hoje um grande desafio para o líder.

    Abraços,
    Alexandre Camargo VW.

  2. Rodrigo disse:

    Marcos seus textos são excelentes !

    Toda ao ler os textos traz uma motivação a mais.

    Obrigado por compartilhar… tenha otima semana !

  3. Fabiano Jorge disse:

    Excelente texto.

    Líder ou liderado, sempre devem procurar o aprendizado!

  4. Rodolfo Costa disse:

    Excelente texto! Parabéns e obrigado pelo conteúdo.