• RSS
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Youtube

Depósitos de Significância (Liderança)

Postado por Marco Fabossi março - 12 - 2017 0 Comentário

  Como gerente comercial de uma região muito grande e pulverizada, utilizo recursos de tecnologia como celular, e-mail, whatsapp e vídeo conferência pra manter contato constante com minha equipe.

Criei uma agenda que me permite conversar com cada representante comercial pelo menos uma vez por semana, preferencialmente sobre coisas que não estão diretamente relacionadas às situações do dia a dia. Nessas conversas o foco principal é saber se está tudo bem, se tem algum assunto incomodando, alguma informação que precisa ser esclarecida, se eu ou a empresa podemos ajudar em algo, enfim, uma conversa mais informal.

Também procuro visitar cada cidade e seus representantes pelo menos uma vez por trimestre, e em uma dessas visitas à uma pequena cidade com apenas um representante comercial, ele comentou que estava preocupado com o fato de sua esposa estar grávida e o plano de saúde não ter cobertura adequada na cidade. No mesmo dia eu liguei para o RH perguntando sobre o que poderia ser feito, que entrou em contato com a empresa de plano de saúde e, em poucos dias, o problema foi resolvido.

Assim que foi informado sobre as mudanças, o representante comercial me ligou e disse:

– Não tenho palavras pra agradecer sua preocupação comigo e com minha família. É uma honra e um privilégio trabalhar numa organização que se preocupa genuinamente com as pessoas. Muito obrigado.


Alguns líderes ainda não se deram conta disso, mas são as pessoas que entregam os resultados e, quanto mais elas se sentirem participantes, pertencentes, valorizadas e reconhecidas, mais engajadas e comprometidas estarão e, consequentemente, melhores serão as suas entregas e os resultados.

O que fazer então para que as pessoas se sintam assim? Depósitos de Significância; atitudes simples, mas poderosas, que demonstrem interesse genuíno pelas pessoas e que digam a elas, mesmo que sem palavras, quão importantes elas são para você e para a organização. E aqui seguem algumas possibilidades:

  • Demonstre respeito e gratidão;
  • Seja justo, transparente e verdadeiro;
  • Dedique tempo para ouvir as pessoas;
  • Dê feedback sincero, honesto e constante, com o objetivo de ajudar as pessoas a fazer melhor daqui em diante;
  • Demonstre confiança, desafie e empodere as pessoas, e use os possíveis erros como oportunidades de aprendizagem;
  • Reconheça e agradeça as pessoas e suas contribuições;
  • Interesse-se pelos problemas delas;
  • Ajude-as a crescer como pessoa e profissional;
  • Preocupe-se com elas mesmo que você não tenha nada a ganhar.

Um Grande Abraço,

Marco Fabossi

Leia também:
O Poder da Proximidade (Liderança)

livro3a-capa-site

Coração de Líder
A Essência do Líder-Coach
3a Edição - Revisada e Ampliada

Agora também em Áudiolivro

Clique e Adquira o seu Livro ou AudioLivro

 

Inscreva-se no Blog da Liderança e receba semanalmente os textos de Marco Fabossi
 
.Marco Fabossi
Marco Fabossi é Sócio-Diretor da Crescimentum, a mais completa empresa de formação de líderes do Brasil.
Crescimentum – A Evolução da Liderança
.
Livro Coração de Líder
Adquira o livro Coração de Líder – A Essência do Líder-Coach em
coracaodelider.com.br
 
Os Melhores Livros de Liderança dos Últimos Tempos
Conheça os melhores Livros de Liderança
 
Líder do Futuro
O melhor programa de formação de líderes do Brasil
Líder do Futuro – A Transformação em Líder-Coach
.
Vídeos sobre Lideranca e Motivação
Vídeos – Liderança e Motivação
 
Blog da Liderança
Textos sobre Liderança, Motivação, Trabalho e Equipe e Coaching
Os Melhores Textos sobre Liderança
 
 
Gostou do Texto? Então compartilhe com seus amigos!