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Feedback de Reforço (Liderança)

Postado por Marco Fabossi Fevereiro - 5 - 2017 4 Comentários

  Numa cidade vivia um homem que todos diziam ser o protótipo da maldade. Ele morava sozinho, não tinha amigos, não permitia que ninguém passasse em sua calçada com animais, quando a bola dos garotos caía em seu quintal ele a furava, e por isso todo mundo dizia que quando ele morresse não haveria sequer quatro pessoas para carregar o seu caixão.

Na mesma cidade, vivia outro cidadão que gostava de acompanhar todos os enterros e fazia questão de, antes do caixão descer ao túmulo, enaltecer as qualidades do falecido.

Um dia, o “homem ruim” morreu, e os moradores ficaram curiosos e ansiosos pra saber que qualidades do falecido seriam enaltecidas por aquele cidadão na hora do enterro.

A população compareceu em peso ao cemitério e na hora que o caixão desceu ao túmulo, todos os olhos se voltaram para o homem que elogiava, e então ele disse:

– Poxa, ele assobiava muito bem!


O feedback assertivo, honesto, transparente e pontual (feito assim que a situação acontece) é, sem a menor sombra de dúvida, a ferramenta mais importante e eficaz de liderança, porque quando bem-intencionado, legitima o líder em seu papel de agente de desenvolvimento, ajuda as pessoas a melhorar como profissionais e seres humanos, reforça a relação de confiança, cria proximidade, torna o ambiente de trabalho mais agradável e produtivo e, consequentemente, melhora os resultados.

Segundo pesquisa realizada pela BTS Consultoria com 400 empresas globais, 73% dos problemas de liderança poderiam ser evitados se os líderes utilizassem de maneira mais efetiva apenas duas ferramentas em seu dia a dia, que dependem muito mais de comprometimento, vontade e atitude, do que conhecimento: Alinhamento de Expectativas (o que o líder espera de cada pessoa em termos de comportamento e resultado) e Feedback Assertivo.

Mas apesar desse assunto já ser de conhecimento de muitos líderes, infelizmente, o feedback continua sendo uma das ferramentas mais negligenciadas no dia a dia, e isso é comprovado pela pesquisa que nós temos na Crescimentum, baseada em quase 13.000 avaliações 360º ao longo de 13 anos, onde a menor nota é: “Dá feedback constante aos seus liderados”. E isso acontece por vários motivos, mas um dos mais comuns é a percepção de que feedback é sinônimo de bronca ou crítica e, por ser executado dessa maneira, gera resistência, mal estar, afastamento, desmotivação e resultados ruins. Como consequência, com o passar do tempo, o próprio líder desiste de dar feedback para algumas pessoas por causa da resistência delas, e no final ninguém mais quer receber feedback porque não gosta de levar bronca ou ser criticado. 

E um dos motivos desse “rótulo” de crítica ou bronca para o feedback, que inclusive é alvo de alguns apelidos pejorativos no mundo corporativo, é o fato de ser utilizado apenas pra pontuar as situações que não estão acontecendo de maneira satisfatória. Por isso, é muito importante que o líder se conscientize de que o feedback é também uma ferramenta de reforço para enfatizar aquilo que as pessoas estão fazendo bem, permitindo que elas potencializem suas boas ações e colaborem para melhorar ainda mais os resultados, além de ajuda-las a compreender que feedback não é bronca. Afinal o líder deve ter motivos e situações para prover feedbacks de reforço aos seus liderados, e caso não os tenha, o problema não está com eles, mas com o próprio líder.

Feedback de Reforço é diferente de elogio. Elogio, em geral, é genérico e superficial; algo como: “Você foi proativo. Parabéns”. Já o Feedback de Reforço precisa ser específico: “Este relatório nos ajudou muito na reunião de diretoria. Além das informações que solicitamos, você adicionou as previsões de mercado que foram fundamentais para nossa tomada de decisão. Isso vai ajudar a empresa a melhorar seus resultados. Parabéns pela proatividade”. Dessa maneira, além de sentir-se reconhecida e gratificada, a pessoa consegue entender e potencializar aquilo que já está fazendo bem!

Então, bons Feedbacks de Reforço!

Um Grande Abraço,

Marco Fabossi

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.Marco Fabossi
Marco Fabossi é Sócio-Diretor da Crescimentum, a mais completa empresa de formação de líderes do Brasil.
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4 Respostas até agora.

  1. Carlos Ferraioli disse:

    Fabossi, depois do treinamento que a Crescimentun fez aqui na empresa, nós inserimos a questão do feedback no contrato de resultado dos lideres. No ano passado a informalidade atrapalhou um pouco este plano e por isso vamos registrar em 2017. Esperamos uma melhora na manutenção do ambiente de trabalho.

    • Marco Fabossi disse:

      Carlos, que boa notícia! É isso ai… No início tá todo mundo aprendendo e podem haver alguns desencontros, mas sigam em frente porque esse é o caminho. Abraços, Marco Fabossi.

  2. quesia disse:

    Muito bom mesmo…

  3. Rafael Caetano disse:

    Fabossi, Boa tarde!

    Gostei muito do texto e acho o Feedback uma ferramenta de suma importância dentro da organização. Dar feedbacks é valorizar e mostrar a importância de cada profissional para organização. Um bom líder deve aprender a dar feedbacks positivos ou de melhoria.

    Parabéns pelo texto !