O Líder e a Cultura Organizacional

Tenho um amigo brasileiro que vive na Suíça há alguns anos, e numa de nossas conversas ele me contou que poucos dias depois de chegar, foi convidado por um dos vizinhos para sua festa de aniversário.

Foram então ele e sua esposa caminhando até o local que ficava numa avenida bem movimentada e, assim que perceberam uma oportunidade, atravessaram a avenida fora da faixa de pedestres, bem na direção de onde acontecia a festa. Caminhando perto deles havia um grupo de crianças que, influenciados pela a ação do casal, também atravessou a avenida logo atrás deles.

Esse meu amigo conta que, ao chegar do outro lado da avenida, alguns de seus vizinhos já os esperavam e disseram:

– Como vocês podem fazer uma coisa dessas? Atravessar fora da faixa de pedestres, e ainda influenciar essas crianças a fazer o mesmo? Eu não sei como é isso lá no seu país, mas aqui os adultos procuram dar o exemplo para as crianças. Caso contrário, elas crescerão pensando que certas coisas são normais, quando de fato, não são! Nós somos responsáveis pela formação dessas crianças, para que se tornem cidadãos e pessoas de bem.

Ele nem conseguiu permanecer muito tempo na festa, porque seus vizinhos ficaram muito chateados com ele e, ainda hoje, depois de muito tempo do acontecido, ele percebe que alguns deles ainda demonstram certo ar de desconfiança em relação ao casal.


Como diz o meu amigo Guilherme Marback, Sócio-Diretor da Crescimentum e responsável pela divisão de Transformação Cultural e Gestão de Cultura por Valores, a Cultura é a “argamassa social”, aquilo que dá liga, que conecta, e que determina a identidade de uma organização, de uma cidade, de um país, enfim, de qualquer lugar onde existam pessoas e relacionamentos.

É comum chegarmos à recepção de uma empresa e encontrarmos na parede ou em um totem a descrição da sua identidade, que geralmente se traduz em missão, visão e valores. E não é preciso falar sobre importância disso para uma organização, contudo, o fato de apenas estar colada na parede não faz a menor diferença se as pessoas que trabalham nessa organização não viverem aquilo que está escrito.

E isso só acontecerá quando o exemplo vier de cima, de líderes que estejam realmente dispostos e comprometidos em viver a missão e os valores da organização, influenciando as pessoas a fazer o mesmo, não apenas com palavras, mas também e principalmente, com suas atitudes no dia a dia.

E alguns líderes me perguntam: “Mas o que fazer quando alguém trabalha numa organização cujos valores destoam dos seus?”. Bem, não existe uma única resposta a essa pergunta, mas uma coisa é fato: Se o líder não acreditar nos valores da organização, raramente será exemplo deles e, consequentemente, conduzirá as pessoas por outros caminhos, fora da “faixa de pedestres”, e isso é algo ruim para o líder, para as pessoas e para a organização.

E então: Quão alinhado você está com a identidade da sua organização? Você vive e exemplifica esses valores? Quanto você tem contribuído com suas atitudes para que as pessoas que estão ao seu redor se tornem seres humanos e profissionais melhores?

Um Grande Abraço,

Marco Fabossi

Leia também:
Palavras Movem, Exemplos Arrastam (Liderança)

livro3a-capa-site

Coração de Líder
A Essência do Líder-Coach
3a Edição - Revisada e Ampliada

Agora também em Áudiolivro

Clique e Adquira o seu Livro ou AudioLivro

 

Inscreva-se no Blog da Liderança e receba semanalmente os textos de Marco Fabossi
 
.Marco Fabossi
Marco Fabossi é Sócio-Diretor da Crescimentum, a mais completa empresa de formação de líderes do Brasil.
Crescimentum – A Evolução da Liderança
.
Livro Coração de Líder
Adquira o livro Coração de Líder – A Essência do Líder-Coach em
coracaodelider.com.br
 
Os Melhores Livros de Liderança dos Últimos Tempos
Conheça os melhores Livros de Liderança
 
Líder do Futuro
O melhor programa de formação de líderes do Brasil
Líder do Futuro – A Transformação em Líder-Coach
.
Vídeos sobre Lideranca e Motivação
Vídeos – Liderança e Motivação
 
Blog da Liderança
Textos sobre Liderança, Motivação, Trabalho e Equipe e Coaching
Os Melhores Textos sobre Liderança
 
 

Um comentário sobre “O Líder e a Cultura Organizacional

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *