• RSS
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Youtube

O Agora é um Presente

Postado por Marco Fabossi dezembro - 11 - 2016 6 Comentários

  Um problema cerebral fazia com que ele perdesse grande parte de sua memória e a solução apresentada pelo neurologista era sumária: uma intervenção cirúrgica. Porém, o médico o alertou:

– A cirurgia reverterá integralmente o quadro e você terá a sua memória restabelecida, mas devo alertá-lo para o risco, que é grande, de você perder a visão.

Após alguns segundos de silêncio, o médico então lhe perguntou:

– Qual dos dois é mais importante pra você preservar: A visão ou a memória?

Sem deixar de olhar para o médico, ele respondeu com o sorriso de quem havia tomado a melhor decisão e disse:

– Doutor, eu prefiro preservar a minha visão. Prefiro enxergar e desfrutar do presente, do momento que estou vivendo agora, a me lembrar daquilo que já passou.


Segundo pesquisa recente realizada pela Universidade de Harvard, passamos cerca de 47% do seu tempo pensando em coisas que não estão relacionadas ao presente, ou seja, praticamente durante metade do tempo, nós abandonamos o momento mais precioso da vida, o agora (e por isso o chamamos de presente) e nos transportamos virtualmente para outros lugares ou situações.

Independentemente de quão bom ou ruim tenha sido o seu passado, agora ele não passa de uma velha história. Ele pode até servir de base, aprendizado e incentivo para o seu presente e futuro, mas agora é apenas passado; você já não vive mais nele e tampouco conseguirá mudar o que nele aconteceu. As conquistas, metas atingidas, acertos, formações, promoções, aquisições, momentos de extrema felicidade, enfim, tudo isso já aconteceu. Assim como as decepções, angústias, erros e perdas. Isso tudo é passado.

Planejar o futuro é sem dúvida muito importante, mas embora os objetivos proporcionem uma importante direção e uma maneira de focalizar naquilo que queremos alcançar, precisamos nos empenhar constantemente em viver cada momento em sua plenitude, porque quando deixamos que as lembranças do passado ou as expectativas do futuro ocupem a maior parte do nosso presente, perdemos a chance de ter uma conversa sincera, profunda e agradável, permitimos que o alerta do celular nos transporte pra fora de um momento de brincadeira com os filhos, conversamos virtualmente com o mundo, mas desprezamos as pessoas ao nosso redor na mesa de um restaurante, nos distraímos com o aviso de nova mensagem de e-mail aparecendo na tela do computador, e nos “ausentamos” da conversa com a pessoa mais importante da nossa vida: aquela que está a nossa frente agora.

E como consequência, chegamos ao final do dia, do mês, do ano, e pensamos: “Poxa, como esse ano passou rápido!”. Desculpe decepcioná-lo, mas isso não é culpa do tempo; ele continua andando no mesmo ritmo, porém nós, pelo simples fato de não estarmos presentes no agora, deixamos de registrar esses momentos preciosos em nossa memória de longo prazo, vamos jogando o presente no lixo, e ficamos com a sensação de que o tempo passa rápido demais.

Por isso, se quisermos buscar mais equilíbrio nessa relação passado, presente e futuro, precisamos enxergar o passado como aprendizado, o futuro como balizador na tomada de decisões, e o presente para viver e desfrutar ao máximo daquilo que estamos fazendo agora.

Só existem dois dias no ano que nada pode ser feito. Um se chama ontem e o outro se chama amanhã, portanto hoje é o dia certo para amar, acreditar, fazer e principalmente viver”. (Dalai Lama)

Texto Inspirado numa conversa que tive com o amigo Rodrigo de los Reyes, Trainer da Crescimentum

Um Grande Abraço,

Marco Fabossi

Leia também:
Palavras Movem, Exemplos Arrastam (Liderança)

livro3a-capa-site

Coração de Líder
A Essência do Líder-Coach
3a Edição - Revisada e Ampliada

Agora também em Áudiolivro

Clique e Adquira o seu Livro ou AudioLivro

 

Inscreva-se no Blog da Liderança e receba semanalmente os textos de Marco Fabossi
 
.Marco Fabossi
Marco Fabossi é Sócio-Diretor da Crescimentum, a mais completa empresa de formação de líderes do Brasil.
Crescimentum – A Evolução da Liderança
.
Livro Coração de Líder
Adquira o livro Coração de Líder – A Essência do Líder-Coach em
coracaodelider.com.br
 
Os Melhores Livros de Liderança dos Últimos Tempos
Conheça os melhores Livros de Liderança
 
Líder do Futuro
O melhor programa de formação de líderes do Brasil
Líder do Futuro – A Transformação em Líder-Coach
.
Vídeos sobre Lideranca e Motivação
Vídeos – Liderança e Motivação
 
Blog da Liderança
Textos sobre Liderança, Motivação, Trabalho e Equipe e Coaching
Os Melhores Textos sobre Liderança
 
 

6 Respostas até agora.

  1. marcos r n marques disse:

    A física, desde Einstein, provou que passado, presente, futuro pertencem ao agora, ou seja, do ponto de vista do universo tudo está contido no agora. Portanto, faz muito sentido centrar-se no presente.O resto é ilusão.

  2. Carlos Ferraioli disse:

    Com o Neocapitalismo, adquirimos a cultura do ter e acumular. Isso nos inclina á pensar mais no passado e futuro. É preciso “alimentar” a vigilância . Ler este blog é uma forma disso.

  3. Flabenilto disse:

    Marco,

    Até o momento, essa foi a melhor coisa que li neste final de ano…
    Muito obrigado por compartilhar experiências e ensinos tão enriquecedores…
    Imagino quão extraordinária deve ter sido a conversa com o Rodrigo!

    Deus vos abençoe e desde já meu desejo de um Feliz Natal e um Ano pleno de vida no PRESENTE!

  4. Ótimo Texto, nessas palavras encontro Motivação para continuar buscando viver o Agora. Entender o quão importante é viver o presente, parar de sofrer com o passado e ficar ansioso pelo futuro.
    Obrigado.

  5. Caramba que artigo!!!!
    Muito bom mesmo. Já começou bem com a estória da preservação da visão
    Parabéns