Prioridades (Gestão do Tempo)

Ele era um profissional bem-sucedido, com um ótimo casamento, esposa e filhos maravilhosos, muitos amigos, bens, um trabalho que lhe dava prazer e o remunerava muito bem, enfim, uma vida aparentemente estável e tranquila.
Havia, porém, um pequeno detalhe: por mais que se esforçasse, ele não conseguia equilibrar e conciliar todas essas coisas. O trabalho, as urgências, e os afazeres do dia-a-dia lhe ocupavam tanto, que quase não sobrava tempo e energia para aqueles que amava. E apesar de preocupar-se com isso, ele achava que, por serem tão próximas, elas entenderiam que estava muito ocupado com seu trabalho, e que fazia isso para dar a elas uma vida melhor.
Ao perceber a situação, seu pai deu-lhe um presente: uma flor raríssima e muito cara, da qual haviam poucos exemplares no mundo. E lhe disse:
– Filho, esta é uma flor raríssima, e vai te ajudar muito mais do que você imagina! Você terá apenas que regá-la e podá-la de vez em quando e conversar um pouquinho com ela. Ela então continuará lhe dando em troca esse perfume maravilhoso e essas lindas flores.
Ele adorou o presente, afinal a flor era de uma beleza sem igual. Mas o tempo foi passando, os problemas do dia-a-dia continuavam surgindo, o trabalho e as viagens consumiam quase todo o seu tempo, não lhe permitindo cuidar do presente que seu pai havia lhe dado.
Quando chegava em casa, ele observava a flor que continuava maravilhosa, sem qualquer sinal de fraqueza; apenas estava lá, linda e perfumada. Ele então, cansado, apenas a admirava e passava direto.
Um dia, porém, para sua surpresa, sem qualquer aviso prévio, a flor morreu. Ao chegar em casa ele levou um tremendo susto! A flor estava completamente morta, suas raízes estavam ressecadas, suas flores caídas e suas folhas amareladas.
Ele ficou muito triste e ligou para o seu pai contando o que havia acontecido, e então ouviu dele:
– Filho, eu já imaginava que isso aconteceria. Eu não posso te dar outra flor porque ela era rara e única, assim como sua saúde, sua vida, sua esposa, seus filhos, sua família e seus amigos. Eles são presentes que Deus te deu, mas que você precisa aprender a regar, cuidar e dar amor e atenção a eles, pois assim como a flor, os sentimentos também morrem. Você se acostumou a ver a flor sempre linda, florida e perfumada e, por isso, deixou de cuidar dela. Não faça a mesma coisa com você e as pessoas que ama.

Gerenciar o tempo significa, de fato, gerenciar a vida, porque são as escolhas sobre o que fazemos com o nosso tempo que determinarão a nossa qualidade de vida. E escolhas são demonstradas por ações, e não por conhecimento ou intenções.
Quando pergunto pras pessoas sobre a importância que a saúde tem pra elas, por exemplo, elas são unanimes em dizer que é muito importante e que sem saúde nada acontece. Contudo, quando eu então pergunto sobre o que elas fazem pra cuidar da sua saúde; se fazem algum tipo de atividade física, se se alimentam corretamente, se dormem adequadamente ou se bebem água durante o dia, essa unanimidade quase que desaparece.
O fato é que muitas pessoas vivem como se fossem imortais, sem a devida preocupação com o seu próprio bem-estar e o daqueles que amam. Estão tão envolvidos com trabalho e carreira, que não percebem que o melhor da vida lhes escapa por entre os dedos; e por preocupar-se tanto com o padrão de vida, acabam vivendo uma vida sem padrão.
Por isso, se realmente buscamos viver com mais qualidade e equilíbrio, precisamos parar de buscar justificativas para não fazer aquilo que sabemos que devemos fazer, e começar a priorizar aquilo que é realmente importante pra nós e para aqueles que amamos, fazendo com que nossas ações falem mais alto que nossas intenções.
Como muitas coisas na vida, a Gestão de Tempo pode ser aprendida pelo amor ou pela dor; como você prefere? Como você tem tratado as suas prioridades?

Assista este vídeo

Fast Tube by Casper

Um Grande Abraço,

Marco Fabossi

Leia também:
Conta e Tempo (Gestão do Tempo)

Leia também:
Onde está Você? (Gestão do Tempo)

livro3a-capa-site

Coração de Líder
A Essência do Líder-Coach
3a Edição - Revisada e Ampliada

Agora também em Áudiolivro

Clique e Adquira o seu Livro ou AudioLivro

 

Inscreva-se no Blog da Liderança e receba semanalmente os textos de Marco Fabossi
 
.Marco Fabossi
Marco Fabossi é Sócio-Diretor da Crescimentum, a mais completa empresa de formação de líderes do Brasil.
Crescimentum – Alta Performance em Liderança
.
Livro Coração de Líder
Adquira o livro Coração de Líder – A Essência do Líder-Coach em
coracaodelider.com.br
 
Os Melhores Livros de Liderança dos Últimos Tempos
Conheça os melhores Livros de Liderança
 
Líder do Futuro
O melhor programa de formação de líderes do Brasil
Líder do Futuro – A Transformação em Líder-Coach
.
Vídeos sobre Lideranca e Motivação
Vídeos – Liderança e Motivação
 
Blog da Liderança
Textos sobre Liderança, Motivação, Trabalho e Equipe e Coaching
Os Melhores Textos sobre Liderança
 
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *