• RSS
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Youtube

O Poder do Foco (Liderança)

Postado por Marco Fabossi junho - 21 - 2015 6 Comentários

foco  Conta-se que um dia Sherlock Holmes e seu assistente, Watson, foram acampar. No meio da noite, Sherlock acordou, cutucou Watson e perguntou:
– Watson, o que você vê?
– Sherlock, vejo a estrela do Norte, que nos ajudou a chegar a este lugar. Além disso, vejo a Ursa Maior e a cauda de Órion. Também posso ver as fronteiras da Via Láctea e saber que existem universos em expansão.
Antes de Watson continuar sua magnífica explanação, Sherlock o interrompe:
– Watson, roubaram a nossa barraca!

Muita informação traz pobreza de atenção. A era do conhecimento é também a era da multitarefa, que traz consigo a ilusão de que fazer muitas coisas ao mesmo tempo é mais produtivo e eficaz do que fazer uma coisa de cada vez.
Não é incomum entrar no quarto de um jovem e perceber que ele está ao mesmo tempo, ouvindo música, teclando com alguém no celular, lendo um livro, com a TV ligada, e pesquisando algo na internet. Em algumas organizações, é preciso haver “movimento contínuo”; é proibido parar pra pensar, refletir e planejar, porque isso significa falta do que fazer.
Quando eu era criança (já faz algum tempo…), lembro-me que brincávamos com lentes de aumento, posicionando-as perto de alguém, de maneira que refletissem de maneira concentrada os raios de sol em alguma parte de seu corpo. Rapidamente o calor fazia com que a “vítima” tivesse uma súbita reação, geralmente muito engraçada, e que me faz lembrar a frase de Alexandre Graham Bell “Concentre todos os seus pensamentos naquilo que irá desempenhar. Os raios de sol não queimam enquanto não se concentram sobre um foco“.
Uma recente pesquisa concluiu que havendo a necessidade de uma frenagem brusca, motoristas que falam ao celular são, em média, 19% mais lentos do que motoristas bêbados. Muitas outras pesquisas e estudos têm demonstrado que foco e concentração são muito mais eficazes, sadios e produtivos do que a multitarefa. Hilary Scarlett, renomada neurocientista, adverte: “Líderes que contribuem para que seus funcionários sejam multitarefas estão fazendo um desserviço as suas organizações e prejudicando o bem-estar deles”.
Por tudo isso, e muito mais, o foco é uma das competências mais importantes para que os melhores resultados apareçam. Ele é fundamental para obtermos sucesso e concluirmos planos, metas e objetivos, seja para cuidar da saúde, nos dedicarmos aos estudos, priorizar ações no trabalho ou mesmo planejar umas boas férias.
Muito bem, mas como o líder pode então ajudar as pessoas a manter o foco? Primeiramente, estabelecendo objetivos, metas e expectativas claros, mantendo o seu próprio foco naquilo que é mais importante e prioritário, e finalmente apoiando seus liderados no alinhamento de suas atividades às prioridades estabelecidas, buscando fazer uma coisa de cada vez.
Sempre que for iniciar uma atividade, tente estabelecer o tempo que levará para conclui-la e então esforce-se para cumpri-lo. Isso o ajudará a minimizar as distrações e interrupções. Ajude seus liderados a fazer o mesmo.
Permita-os fazer pausas a cada 90-120 minutos para distrair-se com alguma outra coisa; um café, uma conversa, uma caminhada até outra área, por exemplo. Isso ajuda a retomar o nível de energia e concentração para mais um período de foco.
Faça acordos de convivência com seus liderados para que distrações como conversas fora de hora, redes sociais e assuntos pessoais não lhes tire a concentração e o foco.
Lembre-se, o nível de sucesso nos resultados é geralmente proporcional à sua capacidade de foco e concentração naquilo que é mais importante e prioritário, portanto, Foco!

Veja este Vídeo:

Fast Tube by Casper

livro3a-capa-site


Coração de Líder
A Essência do Líder-Coach
3a Edição - Revisada e Ampliada

Agora também em Áudiolivro

Clique e Adquira o seu Livro ou AudioLivro

.

Um grande abraço,

Marco Fabossi

Inscreva-se no Blog da Liderança
.
Marco Fabossi
Marco Fabossi é Sócio-Diretor da Crescimentum, a mais completa empresa de formação de líderes do Brasil.
Crescimentum – Alta Performance em Liderança
.
Livro Coração de Líder
Adquira o livro Coração de Líder – A Essência do Líder-Coach em
Um dos Melhores Livros de Liderança do Brasil
 
Os Melhores Livros de Liderança dos Últimos Tempos
Conheça os melhores Livros de Liderança
 
Líder do Futuro – Artigos sobre Liderança Artigos sobre Liderança dos Consultores da Crescimentum Artigos sobre Liderança
 
Líder do Futuro
O melhor programa de formação de líderes do Brasil.
Líder do Futuro – A Transformação em Líder-Coach
.
Vídeos sobre Lideranca e Motivação
Vídeos sobre Liderança e Motivação
Vídeos – Liderança e Motivação
 
Blog da Liderança
Textos sobre Liderança, Motivação, Trabalho e Equipe e Coaching:
Os Melhores Textos sobre Liderança

6 Respostas até agora.

  1. dorita disse:

    incrível e verdadeiro.
    Quando fui realizar minha monografia, só conseguia produzir se parasse e refrescasse as ideias.Parece que esse tempo faz tudo se acertar no cérebro e render mais.
    O vídeo é o espelho de nossas realidades em atendimentos, seja em bancos, laboratórios, etc.
    Muito bom.

  2. Georgia Bartolo disse:

    Obrigada Fabossi por mais esta reflexão. Acompanho o seu blog e toda semana seus textos me levam a reflexão.
    Desejo que Deus continue lhe iluminando para que você ilumine muitas pessoas! Parabéns 🙂

  3. Cintia disse:

    Cintia:
    Olha que bacana esta história

    Cláudia

  4. Jaine disse:

    Desculpe, achei que era para encaminhar. Mas o texto é excelente, parabéns

  5. Flabenilto disse:

    Muito bom!

    Mais uma vez fui tocado!

    Acho que estou tentando fazer muitas coisas ao mesmo tempo! FOCOOOO!

    Obrigado Fabossi!

  6. Fábio Renato Oliveira Silva disse:

    O mais importante que tiro deste texto é o quanto é importante parar focar e administrar o tempo.