• RSS
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Youtube

O Melhor Estilo de Liderança

Postado por Marco Fabossi abril - 19 - 2015 5 Comentários

estilo  O palestrante chegou ao evento para proferir uma palestra e, para sua surpresa, no auditório só havia um homem sentado na primeira fila. Desconcertado, o palestrante conversou com ele e perguntou se deveria ou não ministrar a palestra só para ele, que respondeu:
– Sou um homem simples, não entendo muito dessas coisas, mas se eu entrasse num galinheiro e encontrasse apenas uma galinha para alimentar, eu certamente a alimentaria.
O palestrante entendeu o recado e ministrou a palestra inteira, como se o auditório estivesse cheio. Quando terminou, perguntou ao homem:
– Então, gostou da palestra?
E o homem respondeu:
– Como eu lhe disse, sou um homem simples, não entendo muito dessas coisas, mas se eu entrasse num galinheiro e tivesse apenas uma galinha para alimentar, eu não daria o saco inteiro de milho pra ela.

É natural que cada líder tenha um estilo preferido ou predominante, mas qual é o melhor estilo de liderança? Delegando atividades ou centralizando? De forma democrática ou autocrática? Treinando ou deixando as pessoas aprender por conta própria? Segundo pesquisa recente da Hay Group, nem um nem outro. O ideal é adotar o estilo de liderança mais apropriado a cada circunstância, por isso, é muito importante que o líder acrescente formas diferentes de atuar ao seu repertório, ainda que não sejam naturais ao seu jeito de ser.
Por isso, não importa qual é o seu estilo preferido, se decidir adotá-lo em todas as situações, certamente perderá a oportunidade de chegar ao melhor resultado.
Muito bem, mas o que é preciso levar em conta para adotar o estilo mais adequado? Existem basicamente quatro variáveis que precisam ser consideradas na definição da melhor abordagem de liderança: A primeira é o grau risco que a situação oferece. A segunda é o nível de complexidade da situação. A terceira, a maturidade das pessoas envolvidas, e a quarta, a urgência da solução.
Se uma situação é complexa, urgente, de alto risco, e as pessoas envolvidas têm pouca maturidade para lidar com ela, por exemplo, é preciso adotar um estilo mais executor. Se é menos complexa, baixo risco, e com tempo pra ser realizada, um estilo mais treinador ou delegador pode ser mais adequado.
Portanto, o melhor estilo de liderança é o seu, desde que você seja suficientemente flexível para adaptá-lo ao que pede cada situação.

livro3a-capa-site


Coração de Líder
A Essência do Líder-Coach
3a Edição - Revisada e Ampliada

Agora também em Áudiolivro

Clique e Adquira o seu Livro ou AudioLivro

.

Um grande abraço,

Marco Fabossi

Inscreva-se no Blog da Liderança
.
Marco Fabossi
Marco Fabossi é Sócio-Diretor da Crescimentum, a mais completa empresa de formação de líderes do Brasil.
Crescimentum – Alta Performance em Liderança
.
Livro Coração de Líder
Adquira o livro Coração de Líder – A Essência do Líder-Coach em
Um dos Melhores Livros de Liderança do Brasil
 
Os Melhores Livros de Liderança dos Últimos Tempos
Conheça os melhores Livros de Liderança
 
Líder do Futuro – Artigos sobre Liderança Artigos sobre Liderança dos Consultores da Crescimentum Artigos sobre Liderança
 
Líder do Futuro
O melhor programa de formação de líderes do Brasil.
Líder do Futuro – A Transformação em Líder-Coach
.
Vídeos sobre Lideranca e Motivação
Vídeos sobre Liderança e Motivação
Vídeos – Liderança e Motivação
 
Blog da Liderança
Textos sobre Liderança, Motivação, Trabalho e Equipe e Coaching:
Os Melhores Textos sobre Liderança

5 Respostas até agora.

    • para mim o melhor estilo é o gelo. Estilo que permite as pessoas e clima aquecerem com o tempo e convivência. Parece mmais flexível, adaptável . O limão é azedo do inicio ao fim. o açúcar permanece com seu tom tb sem mudar.
      Um abraço Fabossi. Fizemos um curso de coaching pelo pelo IDEPRO. São Paulo, Mirtes/ Maranhao

  1. AMAURI JOSE´JUNQUEIRA disse:

    Entendo que ser flexível e aplicar cada estilo em cada momento é o ideal, porém não acredito que isto seja sempre possível. Em uma integração de empresas, por exemplo, onde várias culturas tem se unir para forma uma única, nem sempre você pode ser flexível.
    Acredito que neste caso, ter um estilo único e ser transparente com ele pode levar a melhores resultados.

  2. […] Marco Fabossi. Conferencista, Escritor, Consultor, Coach Executivo e Coach de Equipe, com foco em […]