O Alicerce da Liderança (Liderança)

confianca Dr. Madison Sarratt, ensinou matemática por muitos anos na Universidade de Vanderbilt, nos EUA. Antes de aplicar uma prova ou teste, Madison costumava dizer aos seus alunos:
– Não se esqueçam, hoje vocês estarão fazendo dois testes: um de matemática e o outro de honestidade. Eu sinceramente espero que vocês passem em ambos, mas se tiverem que falhar em um deles, prefiram falhar no de matemática.

Kouzes e Posner, há mais de vinte anos estudando sobre liderança, pesquisaram mais de 75.000 pessoas em todo o mundo com a seguinte pergunta: “Quais são as sete qualidades que você procura e admira em um líder; alguém que você seguiria de bom grado?”.
Segundo a pesquisa, a qualidade mais admirada e procurada em um líder, presente em 88% das respostas: Honestidade. A segunda é Visão de Futuro, presente em 71% das respostas.
Honestidade tem a ver com transparência e integridade, quando palavras e atitudes são corentes. Um líder honesto pratica aquilo que ele ensina ou espera dos outros, e não age na base do “faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço”.
Sem confiança, pode haver chefia, mas não liderança, porque raramente alguém segue um líder em quem não confia, a não ser que seja forçado a fazê-lo e, nesse caso, torna-se subordinado, e não seguidor. Para que a verdadeira liderança se estabeleça, é preciso que haja confiança, que se constrói no dia a dia, com transparência, integridade, caráter e honestidade, principalmente, por meio de atitudes e exemplos.
As pessoas desculparão eventuais falhas de habilidade, principalmente quando entendem que o líder está em fase de desenvolvimento, contudo, dificilmente confiarão em um líder que erra no caráter.
Liderança é, antes de qualquer outra coisa, relacionamento, por isso, a honestidade é o alicerce da liderança. Porque sem ela, os relacionamentos se tornam distantes e superficiais e, consequentemente, a liderança deixa de existir.
Por isso, cuide para que sua liderança se estabeleça sobre um sólido alicerce: a honestidade. Desenvolva relacionamentos de transparência e confiança com sua equipe. Como ser humano, talvez você não consiga ser “íntimo” de todas os seus líderados, mas como líder, você precisa ser “próximo” deles.

livro3a-capa-site

Coração de Líder
A Essência do Líder-Coach
Marco Fabossi

3a Edição - Revisada e Ampliada
O Livro que vai revolucionar a sua Liderança

Clique Aqui e Adquira o seu Exemplar

.

Um grande abraço,

Marco Fabossi

Veja outros textos do Blog da Liderança
.
Marco Fabossi
Marco Fabossi é Sócio-Diretor da Crescimentum, a mais completa empresa de formação de líderes do Brasil.
Crescimentum – Alta Performance em Liderança
.
Livro Coração de Líder
Adquira o livro Coração de Líder – A Essência do Líder-Coach em
Um dos Melhores Livros de Liderança do Brasil
 
Líder do Futuro – Artigos sobre Liderança
Artigos sobre Liderança dos Consultores da Crescimentum
Artigos sobre Liderança
 
Líder do Futuro
O melhor programa de formação de líderes do Brasil.
Líder do Futuro – A Transformação em Líder-Coach
.
Vídeos sobre Lideranca e Motivação
Vídeos sobre Liderança e Motivação
Vídeos – Liderança e Motivação
 
Blog da Liderança
Textos sobre Liderança, Motivação, Trabalho e Equipe e Coaching:
Os Melhores Textos sobre Liderança

3 comentários sobre “O Alicerce da Liderança (Liderança)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *