Estoque de Conhecimento (Liderança)

O antigo hotel El Cortez, em San Diego, precisava desesperadamente de um novo elevador para servir ao recém-inaugurado salão de jantar no último andar. Depois de muita conversa e discussão, os engenheiros chegaram à conclusão de que qualquer opção seria cara e insatisfatória porque ocasionaria a eliminação de alguns quartos de luxo em todos os andares, além de escavações no subsolo.
Enquanto os peritos discutiam a execução do projeto, um funcionário que estava preocupado com a poeira que invadiria o hotel durante a reforma, foi até eles e perguntou:
– Por que vocês não constroem este elevador do lado de fora do prédio?
Em principio parecia absurdo, mas hoje o elevador de vidro sobe e desce pelo lado externo do hotel, dando aos hospedes uma vista espetacular do porto, além de ter sido imitado e copiado em todo o mundo. Apenas porque alguém, indignado com o óbvio, decidiu fazer uma pergunta.

Quando assumimos que existe apenas uma solução para determinada situação, o óbvio se estabelece, e com isso perdemos de vista as novas possibilidades e as melhores soluções.
E aqui a liderança tem um papel fundamental, porque novas possibilidades e melhores soluções só acontecerão se o líder estiver consciente de que elas não estão apenas em suas mãos, mas no “Estoque de Conhecimento*”, que é formado pelo conjunto de conhecimento e experiência de todos os que estão comprometidos com a situação.
Todas as conquistas e descobertas que nos trouxeram à era do conhecimento só foram possíveis porque existiram e existem pessoas que não se conformam com respostas como “Porque sim”, “Não é possível mudar isso”, “Assim está bom” ou “Todo mundo sempre fez desse jeito”; pessoas que decidiram questionar o óbvio e o status quo, como fazia o filósofo Sócrates, que mesmo consciente de sua grande sabedoria, preferia pensar que “Tudo que sei é que nada sei”, e a partir desse modelo mental permitir-se adquirir, conquistar e criar novos conhecimentos, tornando-se cada dia mais sábio.
Portanto, questione o óbvio, incentive novas perguntas, dê liberdade para que “ideias malucas” apareçam, porque é óbvio que dá pra fazer melhor.

*Estoque de Conhecimento é uma expressão criada por Mário Sérgio Cortella, filósofo, escritor e palestrante.

 

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Marco Fabossi

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Marco Fabossi
Marco Fabossi é Sócio-Diretor da Crescimentum, a mais completa empresa de formação de líderes do Brasil.
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2 comentários sobre “Estoque de Conhecimento (Liderança)

  1. O Capital Humano da empresa precisa ser valorizado pelo Líder,ele precisa criar um ambiente onde as pessoas se sintam livres para dizer as suas idéias,sem medo das críticas.E assim unindo idéias com idéias é possível alcançar as mudanças e inovações necessárias e que são do desejo de todos.

  2. Temos grandes exemplos de idéias que foram sugeridas por funcionários das empresas que simplesmente perguntaram o porquê… O Líder deve dar espaço para seu coloborador comentar o assunto, pode ser que a resposta de um grande problema esteja simplesmente na mão de um simples colaborador.

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