• RSS
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Youtube

Confiança e Credibilidade (Liderança)

Postado por Marco Fabossi agosto - 5 - 2012 9 Comentários

Na temporada 2003/2004, recém chegado ao time do Porto, o jogador Cesar Peixoto sofreu uma ruptura do ligamento cruzado anterior quando jogava contra o Olympique de Marselha. Sendo esta uma das piores lesões para um jogador profissional, a única saída era a sala de cirurgia, que neste caso reservava uma surpresa muito especial para Cesar Peixoto: a presença de seu treinador e líder, José Mourinho, que posteriormente declarou:

Palestra Gratuíta: Coração de Líder – A Essência do Líder-Coach, com Marco Fabossi, dia 13/09/2012, em São Paulo. Faça sua Inscrição.

– Enchi-me de coragem, vesti a bata de médico, e fui para a sala de cirurgia. Achei que minha presença seria importante para mim e para o Cesar. Pelo meu lado, para conhecer melhor a extensão do problema para poder ajudá-lo em sua recuperação. Pelo lado do Cesar, para que ele saiba que tem ao seu lado, num momento tão difícil de sua vida, seu líder e treinador. No fundo, estar ali com ele, mesmo que sem palavras, significava dizer: “Fique bom logo. Estamos à sua espera. Você é muito importante para mim e para nossa equipe”.

Segundo Kouzes e Posner, “Liderança é um relacionamento”. Se eles estão certos, – e eu penso que estão – precisamos então pensar naquilo que tornam melhores os relacionamentos: confiança e credibilidade, e consequentemente, refletir sobre o tipo de relacionamento que temos construído com as pessoas ao nosso redor.
Confiança e credibilidade são o alicerce da liderança e, só se constroem com atitudes que demonstrem interesse genuíno pela vida das pessoas. Não pelos resultados ou benefícios que elas podem proporcionar, mas por serem pessoas que, como você e eu, precisam de relacionamentos verdadeiros.
Portanto, lidere e, se acaso for preciso, use palavras.

.

Adquira o seu Exemplar do Livro Coração de Líder

de Marco Fabossi

O Livro que vai revolucionar a sua Liderança

.

.

Um grande abraço,

Marco Fabossi

Veja outros textos do Blog da Liderança
.
Marco Fabossi
Marco Fabossi é Sócio-Diretor da Crescimentum, a mais completa empresa de formação de líderes do Brasil.
Crescimentum – Alta Performance em Liderança
.
Livro Coração de Líder
Adquira o livro Coração de Líder – A Essência do Líder-Coach em
Um dos Melhores Livros de Liderança do Brasil

Líder do Futuro – Artigos sobre Liderança
Artigos sobre Liderança dos Consultores da Crescimentum
Artigos sobre Liderança.
.
Líder do Futuro
O melhor programa de formação de líderes do Brasil.
Líder do Futuro – A Transformação em Líder-Coach
.
Vídeos sobre Lideranca e Motivação
Vídeos sobre Liderança e Motivação
Vídeos – Liderança e Motivação
.
Blog da Liderança
Textos sobre Liderança, Motivação, Trabalho e Equipe e Coaching:
Os Melhores Textos sobre Liderança

9 Respostas até agora.

  1. Sônia disse:

    Acho que além da confiança e credibilidade,o líder precisa encontrar uma forma de estimular os colaboradores a desenvolver o comprometimento com o trabalho que executam a partir da conscientização da importância dessa atividade.

  2. Wagner José Moreira disse:

    Confiança e credibilidade são ingredientes que não pode faltar, mas o lider tem que servir e sempre mostrar que o trabalho tem quer ser em equipe e mostrar isso, dar feedback para seus colaboradores.

  3. Jorge disse:

    É por este interesse genuíno nas pessoas que vc. faz toda a diferença Marco! Espero algum dia ter a oportunidade de conviver e aprender mais de perto sobre sua Liderança Impar e não estou exagerando rss! Grande Abraço

  4. Gil disse:

    Meu filho Gabriel está com um problema parecido com o do César Peixoto, e hoje estivemos juntos à espera de atendimento médico por três horas…
    Realmente a presença do pai, amigo e líder em momentos de dificuldade faz toda a diferença e encoraja para a vitória.
    Valeu Marco, abraço !

  5. […] – Confiança e Credibilidade (Liderança) […]