• RSS
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Youtube

Ágape (Liderança)

Postado por Marco Fabossi junho - 3 - 2012 13 Comentários

Fiorello LaGuardia, prefeito de Nova York durante a Segunda Guerra Mundial, um dos piores períodos de depressão da história, era um personagem pitoresco. Ele costumava participar de batidas em bares ilegais junto com o departamento de polícia, levar orfanatos inteiros para participar de jogos de baseball e, quando os jornais de Nova York estavam em greve, ia à rádio ler quadrinhos humorísticos para as crianças.
Em janeiro de 1935, LaGuardia compareceu a um tribunal que servia a região mais pobre da cidade, e assumiu a tribuna ele mesmo. Uma senhora muito pobre foi trazida à sua presença, acusada de roubar um pão, justificando que seu genro havia ido embora, que sua filha estava doente e que seus dois netos estavam passando fome. Mas o dono da padaria, de quem o pão havia sido roubado, recusava-se a retirar a acusação.
– É uma vizinhança ruim, meritíssimo – o homem disse ao prefeito. Ela precisa ser punida para ensinar uma lição às pessoas daqui.
LaGuardia suspirou, virou-se para a mulher e disse:
– Senhora, tenho que puni-la. A lei não abre exceções: são dez dólares ou dez dias na cadeia.
Enquanto falava, Laguardia colocou a mão no bolso, tirou dez dólares, e entregou àquela senhora, e disse:
– Aqui está o pagamento da multa de dez dólares; sua dívida está perdoada. Além disso, imporei uma multa de cinquenta centavos para cada pessoa presente neste tribunal, por se permitirem morar numa cidade em que uma pessoa tem de roubar pão para que seus netos tenham o que comer. Policial, por favor, recolha as multas e entregue-as a esta senhora.
No dia seguinte, os jornais de Nova York anunciaram que 47,50 dólares haviam sido entregues àquela avó.

No livro “Coração de Líder” trago a seguinte definição de liderança: “Liderança é a habilidade de influenciar e inspirar pessoas, servindo-as com amor, caráter e integridade, para que vivam com equilíbrio e trabalhem com entusiasmo em direção a objetivos e resultados legítimos, priorizando a formação de novos líderes e a construção de um futuro melhor”.
A palavra “amor” significa várias coisas, contudo, em liderança, é o amor Ágape que faz a grande diferença. Ágape é um amor incondicional, compreensivo e espontâneo, que nada espera em troca. É o amor sobre o qual Jesus, o maior líder que o mundo já conheceu, fala e pratica no Novo Testamento. Um amor que se traduz em comportamento e escolhas, não em sentimento apenas. É o amor de Deus agindo no Coração de Líder.
É natural e lógico que nossas atitudes reflitam nossos sentimentos, levando-nos a fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para que as pessoas amadas sejam felizes. No entanto, se por um lado esse sentimento nos aproxima das pessoas que amamos, sua recíproca naturalmente nos afasta daqueles pelos quais não alimentamos esse sentimento, ou alimentamos um sentimento contrário. Apesar de esta ser a postura mais comum e natural nos seres humanos em relação ao amor, não é isso que se espera de um verdadeiro líder.
Quem conquista o Coração de Líder aprende que o amor Ágape não nasce do sentimento, mas da decisão de amar alguém por enxergar nessa pessoa um ser humano que, como ele, também precisa de ajuda, decidindo servi-la, estar atento às suas reais necessidades, seus interesses e seu bem-estar, independentemente do sentimento que possa alimentar por ela.
É por isso que amar não é apenas um sentimento, mas uma decisão. Para o verdadeiro líder, amar se traduz em atitudes que demonstrem o seu verdadeiro interesse pela vida das pessoas, demonstrando que o amor é o que o amor faz.

.

Adquira o seu Exemplar do Livro Coração de Líder

de Marco Fabossi

O Livro que vai revolucionar a sua Liderança

.

.

Um grande abraço,

Marco Fabossi

Veja outros textos do Blog da Liderança
.
Marco Fabossi
Marco Fabossi é Sócio-Diretor da Crescimentum, a mais completa empresa de formação de líderes do Brasil.
Crescimentum – Alta Performance em Liderança
.
Livro Coração de Líder
Adquira o livro Coração de Líder – A Essência do Líder-Coach em
Um dos Melhores Livros de Liderança do Brasil
.

Líder do Futuro – Artigos sobre Liderança
Artigos sobre Liderança dos Consultores da Crescimentum
Artigos sobre Liderança
.

Líder do Futuro
O melhor programa de formação de líderes do Brasil.
Líder do Futuro – A Transformação em Líder-Coach
.
Vídeos sobre Lideranca e Motivação
Vídeos sobre Liderança e Motivação
Vídeos – Liderança e Motivação
.
Blog da Liderança
Textos sobre Liderança, Motivação, Trabalho e Equipe e Coaching:
Os Melhores Textos sobre Liderança

13 Respostas até agora.

  1. QUE TODOS TENHAM UMA LINDA SEMANA, DE GLÓRIAS E VÍTÓRIAS!!!! BJSSSS

  2. shirlei disse:

    Oi Marco…
    Sou fã dos seus contos.. e exemplos…the best. Abraços..
    Muitas coisas aconteceram e a vida tomou seu curso.. mas sempre estou na retaguarda apreciando seu trabalho..
    Felicidades

  3. Paulo disse:

    Ame a todos como amas a ti mesmo e nunca espere nada em troca, agindo assim veras que tudo que faz ao proximo volta em dobro pra voce!

  4. […] Leia mais em: Ágape (Liderança). Posted in Desenvolvimento Pessoal « Squeeze 101 – Como Criar uma Lista You can leave a response, or trackback from your own site. […]

  5. Walysson Dias disse:

    Excelente Marco!

    Caramba, tem cada história que eu nunca tinha visto… gosto muito de chegar toda segunda-feira no meu trabalho abrir meus e-mails e ver suas mensagens!

    Não as guardo só para mim…trabalho com muitos supervisores e gerentes de vendas e sempre compartilho com eles…todos ficam ansiosos também esperando a segunda-feira chegar…

    Também tenho compartilhado com a turma de MBA Gestão Empresarial da UFU, onde você ministrou palestra no início de março e o pessoal está se cadastrando no Blog.

    Muito obrigado…que Deus continue te abençoando e dando muita sabedoria e bênçãos!

    Abraços.

    • Marco Fabossi disse:

      Walysson, bom dia! Tudo bem? Muito obrigado pelos comentários, e pela divulgação do blog.

      Abraços,

      Marco

  6. Marco Fabossi Jr. disse:

    Lindo texto!!! Aprendi mais uma lição muito importante!

  7. Cae disse:

    Maravilhoso…

  8. Sônia disse:

    Liderança é compromisso com pessoas e não podemos desistir delas,temos que tentar estimular o seu desenvolvimento,ampliar a sua visão e oferecer oportunidades.Para tudo isso precisamos do amor-decisão,do amor porque é necessário amar, sem esperar nada em troca, e isso o Maior Líder nos ensinou muito bem.

  9. LEONARDO OLIVEIRA disse:

    CONSIDERO UM PRESENTE DE DEUS TER DESCOBERTO SEU BLOG MARCO.
    MUITO TEM ALIMENTADO MINHA ALMA, ENSINANDO-ME A SER UM LÍDER MELHOR.JÁ TINHA ME ESQUECIDO DE COMO O AMOR ÁGAPE É ESSENCIAL PARA VIDA. A CADA HISTORIA QUE LEIO ME SURPREENDO! PASSO A SEMANA REFLETINDO E ME ESFORÇANDO PARA COLOCAR EM PRÁTICA.
    QUE DEUS CONTINUE TE ABENÇOANDO POIS SOMOS UMA EXTENSÃO DESSAS VIRTUDES.

    ABRAÇOS !

    • Marco Fabossi disse:

      Leonardo, bom dia, tudo bem?

      Muito obrigado pelas palavras de incentivo. Fico feliz em saber que as mensagens o ajudam a conquistar mais equilibrio em sua vida. Se puder, por favor, ajude a divulgar o blog entre seus amigos.

      Abraços,

      Marco Fabossi

  10. Anderson disse:

    Muito bom!