• RSS
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Youtube

Ninguém Enriquece por Acaso – Jacob Pétry

Postado por Marco Fabossi novembro - 4 - 2011 1 Comentário

Por que enriquecer é tão difícil?

Jornalista lança livro onde faz um ensaio sobre os principais mitos envolvendo a riqueza e oferece uma compreensão filosófica da condição humana que mantêm as pessoas longe da fortuna

Depois de nos fazer refletir sobre nosso talento natural e nos mostrar o caminho da realização profissional em seu livro anterior, O Óbvio que Ignoramos, o jornalista e filósofo Jacob Pétry lança nesta semana no Brasil, um livro novo, onde propõe uma questão ainda mais provocativa. Segundo o autor, não há nada no mundo que cause mais angústia do que a falta de dinheiro. Por outro lado, não há nenhum sentimento mais universal do que o desejo de ficar rico. Mesmo assim, ao longo da vida, pouquíssimas pessoas conseguem construir segurança financeira. Por que enriquecer é tão difícil?

Essa é a questão que o autor brasileiro radicado nos Estados Unidos promete responder em Ninguém Enriquece por Acaso, que está sendo lançado no Brasil pela Lua de Papel. Mas ao contrário de outros autores, Pétry não apresenta nenhuma fórmula para ficar rico do dia para a noite. Pelo contrário, analisando atitudes de empresários como os fundadores do Google, Walmart, Apple, Facebook, Kimberly-Clark, Azul Linhas Aéreas e de celebridades como Steven Spielberg, Nando Parrado, Miguelangelo, Van Gogh e até Jéssica Simpson, ele elabora muito mais um ensaio sobre a riqueza, onde joga uma luz forte sobre a questão, do que qualquer outra coisa.

O autor articula três questões fundamentais no livro

A primeira nos dá uma compreensão científica dos motivos que fazem com que enriquecer é uma missão quase impossível para a maioria das pessoas. Ele também nos mostra porque receitas e fórmulas de enriquecimento rápido e fácil não funcionam. Sucesso, diz Pétry, depende basicamente de duas coisas: nossa aptidão e nossa atitude. Essas também, segundo a teoria do autor, são as duas causas principais do fracasso. No livro ele mostra o que é preciso para distinguir nossa aptidão e qual é a atitude correta para que essa aptidão floresça e produza bons frutos.

A segundo questão articulada pelo autor diz respeito a nossa capacidade de mudança. Até onde realmente é possível mudar nossos pensamentos, atitudes e comportamentos? Para Pétry, mudar radicalmente é possível, mas não é tão simples. No livro, ele explica porque e mostra a única forma de mudança possível: a transformação. Muitas vezes queremos mudar nossos resultados, mas não temos a mínima ideia do que causa esses resultados. Se compreendermos as causas, e se tivermos a disciplina de mudá-las, os resultados mudarão por si. Esse processo que o autor chama de transformação.

Por último, ele nos dá uma visão mais ampla e rica sobre a habilidade e criatividade humana, e os benefícios de se conectar adequadamente com nosso talento e nossa paixão individual. O autor chama o encontro entre talento, paixão e um estado mental favorável que possibilite o desenvolvimento desse talento, de genialidade. Ele afirma que desenvolver nossa genialidade é fundamental não só para nossa satisfação pessoal, mas para a elevação ao próximo nível de nossas escolas, empresas e comunidades. No livro, Pétry mostra de forma clara as condições sobre as quais nosso talento pode aflorar ou definhar.

Para visitar o site do autor, acesse: www.jacobpetry.com


Uma Resposta até agora.

  1. Afonso disse:

    Gostei do título, achei interessante por isso gostaria de lê-lo.