• RSS
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Youtube

Deixe a sua Marca (Liderança)

Postado por Marco Fabossi novembro - 5 - 2011 5 Comentários

Durante a visita a uma indústria de alimentos localizada na região de Jundiaí, em São Paulo, o Diretor Industrial falava sobre a história da empresa, e em determinado momento fez um comentário que me chamou muito a atenção:
Quando vivíamos momentos de alta inflação no Brasil, nossos vendedores tiravam os pedidos nos clientes e recebiam um cheque como pagamento antecipado das mercadorias para garantir o preço do dia, já que a tabela de preços mudava diariamente. Como naquela época o vendedor tinha que fazer vários cálculos e transcrevê-los manualmente no pedido, após a conferência desses pedidos, era comum encontrar erros de arredondamento, causando pequenas diferenças de valor (geralmente centavos) a favor da nossa empresa.
Quando isso acontecia, nosso presidente fazia questão de enviar a cada cliente um cheque com o valor que havíamos cobrado a mais; um cheque que na maioria das vezes não passava da casa dos centavos. Isso pode parecer uma ação desnecessária em função do valor irrisório, ou operacionalmente complexa, já que bastaria registrar um crédito a favor do cliente que pudesse ser utilizado na próxima compra.
Mas com essa simples atitude, além de conquistarmos a confiança de nossos clientes, que permanece até os dias de hoje, nosso presidente transmitiu a todos os colaboradores, sem uma palavra sequer, uma mensagem clara, simples, direta, profunda e impactante: “Os principais valores desta empresa são: honestidade, confiança e transparência. Esta é a marca que queremos deixar”.
Esta atitude marcou a empresa de tal maneira, que hoje, mais de 20 anos após este período, o índice de satisfação de nossos clientes é de 92%, acabamos de ser eleitos como uma das 100 melhores empresas para se trabalhar no Brasil, e duplicamos nosso tamanho e faturamento nos últimos 5 anos.

Todo ambiente tem a “marca do líder”. Qual é a marca você quer deixar? Qual é a marca que você tem deixado?
Se realmente desejamos construir um mundo melhor, cheio de fé, amor, respeito, esperança e dignidade, como líderes, precisamos plantar esta semente agora por meio de decisões, ações e atitudes que sirvam de exemplo e que influenciem positivamente aqueles que estão à nossa volta, impactando de tal maneira suas vidas a ponto de inspirá-los a agirem da mesma maneira.


“As atitudes do meu líder falam tão alto, que eu não consigo ouvir sua voz, porque suas palavras movem, mas seus exemplos arrastam!”

Assista a este vídeo…


Fast Tube by Casper


.Adquira o seu Exemplar do Livro Coração de Líder

de Marco Fabossi

O Livro que vai revolucionar a sua Liderança

.

.

Um grande abraço,

Marco Fabossi

Veja outros textos do Blog da Liderança
.
Marco Fabossi
Marco Fabossi é Sócio-Diretor da Crescimentum, a mais completa empresa de formação de líderes do Brasil.
Crescimentum – Alta Performance em Liderança
.
Livro Coração de Líder
Adquira o livro Coração de Líder – A Essência do Líder-Coach em
Um dos Melhores Livros de Liderança do Brasil
.
Líder do Futuro
O melhor programa de formação de líderes do Brasil.
Líder do Futuro – A Transformação em Líder-Coach
.
Vídeos sobre Lideranca e Motivação
Vídeos sobre Liderança e Motivação
Vídeos – Liderança e Motivação
.
Blog da Liderança
Textos sobre Liderança, Motivação, Trabalho e Equipe e Coaching:
Os Melhores Textos sobre Liderança

5 Respostas até agora.

  1. Vera Lucia da Silva disse:

    Adorei!! muito obrigado… bjs

  2. Acabo de ler o descritivo e achei fantástica a atitude dos envolvidos!
    Entendo que uma organização deve satisfazer a diversos interesses e não a somente um, de modo que a inobservância a estas questões por mais simples que possam parecer podem representar o sucesso ou o fracasso, agora imagine o caso descrito se fosse ignorado pela diretoria, a imagem que passariam a seus colaboradores sem dúvida seria a da desonestidade, desconfiança e diversas outras interpretações negativas acerca desta organização….´
    Sucesso amigo!

  3. Sônia disse:

    Sem dúvida nossas atitudes falam muito mais alto do as nossas palavras,e são elas que revelam para as pessoas quem somos de fato.Que Deus nos ajude a revelar uma imagem onde Ele possa está refletido,dessa forma vamos deixar um legado de verdade e justiça,desses valores o mundo tem sede.