Disciplina (Liderança)

Após uma notável apresentação do violinista Isaac Stern, alguém lhe perguntou:

– O talento é inato?

E Isaac Stern respondeu:

– Sim, o talento é inato, mas os músicos não. Estes são forjados pela disciplina. Além de talento, são necessários disciplina e trabalho árduo para que um indivíduo se transforme em um grande músico. Se a pessoa não for dotada de disciplina pessoal, o seu potencial nunca deixará de ser apenas potencial.

Liderança é um dom ou uma habilidade que pode ser adquirida e desenvolvida ao longo da vida? O líder já nasce pronto ou se faz com o tempo? Certamente existem pessoas que nascem com aptidões que favorecem a liderança, porém, estas aptidões não garantem necessariamente que elas se tornarão bons líderes, já que terão de trilhar um caminho de aprendizado e formação, assim como qualquer outra pessoa que tenha o profundo desejo de se tornar um verdadeiro líder.

Este caminho se chama disciplina. Segundo Roy L. Smith, “a disciplina é a chama refinadora através da qual o talento se transforma em capacidade”.

Só existem duas coisas que podem impedir alguém de tornar-se um verdadeiro líder: falta de desejo em sê-lo e falta de disciplina. O primeiro motivo é bastante natural, afinal ninguém é obrigado a tornar-se líder. Já o segundo motivo é preocupante porque revela uma incompatibilidade entre os objetivos e a vontade de torná-los realidade. Portanto, se você deseja realmente tornar-se um líder, mãos à obra. Dedique-se e esforce-se, seja disciplinado e esteja sempre pronto a aprender. A semente da liderança já está dentro de você, mas é preciso cultivá-la.

Um grande abraço,

Marco Fabossi

Veja outros textos do Blog da Liderança
.
Marco Fabossi
Marco Fabossi é Sócio-Diretor da Crescimentum, a mais completa empresa de formação de líderes do Brasil.
Crescimentum – Alta Performance em Liderança
.
Livro Coração de Líder
Adquira o livro Coração de Líder – A Essência do Líder-Coach em
Um dos Melhores Livros de Liderança do Brasil
.
Líder do Futuro
O melhor programa de formação de líderes do Brasil.
Líder do Futuro – A Transformação em Líder-Coach
.
Vídeos sobre Lideranca e Motivação
Vídeos sobre Liderança e Motivação
Vídeos – Liderança e Motivação
.
Blog da Liderança
Textos sobre Liderança, Motivação, Trabalho e Equipe e Coaching:
Os Melhores Textos sobre Liderança
.
Como criar um Blog Grátis
Dicas de Felipe Fabossi para criar o seu próprio blog em apenas 2 passos
Como Criar um Blog Grátis

4 comentários sobre “Disciplina (Liderança)

  1. Durante um bom tempo da minha vida eu pensava que liderança não era pra mim,e não desejava desempenhar essa função,mas tive que assumir por uma circunstância e tenho aprendido que é possível e quanto mais eu estudo sobre gestão e liderança,mais eu gosto.

  2. Muito interessante. Li um livro do Bernardinho que fala exatamente isso: TRABALHO + TALENTO = SUCESSO (Transformando Suor em Ouro). Não existe sorte e sim preparação…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *