Servir é Melhor (Liderança)

O pai e seu filho adolescente caminhavam pelo bairro num final de tarde, quando avistaram um par de sapatos velhos em frente a um terreno baldio, e logo perceberam que pertenciam a um homem que trabalhava na limpeza do terreno e que estava prestes a terminar a sua jornada.

O menino então disse ao seu pai:

– Pai, vamos brincar um pouco? Que tal escondermos os sapatos dele e ficarmos observando sua reação quando não os encontrar? Depois a gente aparece e devolve os sapatos, o que acha?

– Filho, tenho uma idéia melhor. – respondeu o pai – Que tal colocarmos uma moeda em cada sapato e nos escondermos para ver sua reação quando as encontrar?

O filho concordou, e então colocaram as moedas nos sapatos e se esconderam no meio dos arbustos para ver a reação do homem, que logo terminou as suas tarefas diárias e caminhou em direção aos sapatos, para voltar pra casa.

Ao calçar o primeiro sapato sentiu que havia algo dentro dele, e ao retirá-lo encontrou a moeda. Ele ficou meio perdido, olhou para os lados, não viu ninguém, admirou a moeda por alguns segundos, guardou-a no bolso e feliz da vida começou a calçar o outro sapato. Sua surpresa foi ainda maior quando encontrou a segunda moeda.

Ele então levantou os olhos ao céu e agradeceu, porque aquelas moedas iriam ajudá-lo a comprar um pouco mais de comida para sua esposa e filhos.

O garoto, que observava tudo em silencio, ficou profundamente emocionado com a cena. – E então? – disse o pai – Essa brincadeira não te deixou muito mais satisfeito?

E o filho respondeu:

– Pai, eu jamais me esquecerei desse dia. Agora eu sei o que significa: “melhor é dar do que receber”. Muito obrigado por mais essa lição de vida.

Em liderança, “servir” não tem nada a ver com posições ou habilidades, mas com atitudes. Servir significa colocar-se no lugar das pessoas, demonstrar interesse por elas, estar pronto para ajudá-las, identificar suas reais necessidades e atendê-las quando possível.

Para servir, porém, é preciso vencer o orgulho, deixar o egoísmo de lado, abrir mão de certos interesses pessoais, e desenvolver o hábito de dar e não apenas receber; enfim, fazer o possível e o melhor para que as pessoas ao seu redor estejam bem.

É por isso que a empatia é tão importante na liderança. É preciso enxergar com os olhos dos outros, “calçar seus sapatos”, e sentir o que eles sentem. Só então é que seremos capazes de servi-los em suas reais necessidades.

Por isso, não ceda à tentação de começar como servidor e terminar como celebridade, permitindo que aplausos e holofotes o deixem cego, tornando nula sua autoridade, ainda que continue no poder. O verdadeiro líder não está interessado em ganhar notoriedade ou apenas impressionar as pessoas, porque isso qualquer um, com poucas habilidades, pode fazer, ainda que não se aproxime das pessoas. O verdadeiro líder, porém, serve as pessoas com amor, caráter e integridade, caminhando junto com elas, permitindo que conheçam não somente suas qualidades mas também seus defeitos, para que, por meio da sinceridade, a credibilidade se estabeleça. Servir é para quem conhece a si mesmo e está a tal ponto seguro de sua identidade, que nada nem ninguém o pode diminuir.

Um grande abraço,

Marco Fabossi

Clique aqui e veja outros textos do Blog da Liderança
.
Como criar um Blog Grátis
Dicas de Felipe Fabossi para criar o seu próprio blog em apenas 2 passos
Como Criar um Blog Grátis
.
Marco Fabossi
Marco Fabossi é Sócio-Diretor da Crescimentum, a mais completa empresa de formação de líderes do Brasil.
.
Crescimentum – Alta Performance em Liderança
Livro Coração de Líder
Adquira o livro Coração de Líder – A Essência do Líder-Coach em
Melhor Livro de Liderança do Brasil
.
Líder do Futuro
O melhor programa de formação de líderes do Brasil.
Líder do Futuro – A Transformação em Líder-Coach
.
Vídeos sobre Lideranca e Motivação
Vídeos sobre Liderança e Motivação
Vídeos – Liderança e Motivação
.
Blog da Liderança
Textos sobre Liderança, Motivação, Trabalho e Equipe e Coaching:
Os Melhores Textos sobre Liderança

15 comentários sobre “Servir é Melhor (Liderança)

  1. Um pouco de empatia nunca é demais e abra a visão para o que realmente interessa,tentar entender e ajudar a resolver a dificuldade do outro.

  2. Marco Fabossi,você continua a iluminar as mentes de muitas criaturas. Tenha um bom final de semana.

    • Oi Gilvan, tudo bem? Novamente, obrigado pela participação. A empatia é fundamental na liderança.

      Abraços,

      Marco

  3. Fabossi,

    Saudades da sua companhia no trainer e ao mesmo tempo felizes de saber que suas mensagens repletas de sentido tem causado grandes transformações pela meditação no significado apreendido das metáforas. Sempre lemos. Agradeço pelas “duas moedas” que recebi. Parabéns e um forte abraço. Dos amigos David e Márcia.

    • Davi e Márcia, tudo bem por ai? Muito obrigado pelas palavras de carinho. Também sinto saudade daquela semana tão especial. Um grande abraço, e mais uma vez, obrigado pela amizade.

      Marco

  4. Boa noite. Marco como muitos outros que já li, mas esse em especial “servir” – liderança, achei sensacional, encaixa perfeitamente com ensinamentos religião que freqüento a Igreja Messiânica Mundial. Muito obrigado, abraços!

    • Luis, bom dia! Tudo bem? Muito obrigado pelos comentários no Blog. O Líder que não serve, não serve para ser líder. Jesus, o maior de todos os líderes e servidores, nos ensinou isso na prática. Um grande abraço,

      Marco

  5. Não tenho muito o que dizer. Esta mensagem “servir” é espetacular como tantas outras que voce já postou. Peço apenas a Deus que continue te dando sabedoria para escrever mensagens cada vez mais motivadoras e confortantes.
    Abraços,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *