Quero ser um Televisor (Liderança)

A professora pediu aos alunos que fizessem uma redação que respondesse à seguinte pergunta:

“Se você encontrasse uma lâmpada mágica e pudesse pedir ao gênio da lâmpada que mudasse algo em sua vida, o que você pediria?”

Depois de alguns dias, já em sua casa corrigindo as redações, a professora se depara com a redação de um menino que diz o seguinte:

– Gênio, eu quero te pedir algo muito especial. Por favor, me transforme em um televisor. Quero ser como a TV da minha casa. Quero ter um lugar especial para mim, e reunir minha família ao meu redor. Quero ser levado a sério quando falo. Quero ser o centro das atenções, e ser escutado sem interrupções. Quero receber o mesmo cuidado especial que a TV recebe quando não funciona, e ter a companhia dos meus pais quando eles chegam em casa, mesmo que estejam cansados. E que minha mãe me procure quando estiver sozinha e aborrecida, em vez de ignorar-me. E ainda que meus irmãos “briguem” para estar comigo. Quero sentir que a minha família às vezes deixa tudo de lado pra passar alguns momentos comigo. Eu só quero viver o que vive qualquer televisor!

Será que as pessoas com quem convivemos, em casa ou no trabalho, não teriam também motivos para escrever uma redação assim? Você tem dedicado mais tempo e atenção para a TV, para a tela do computador, ou para as pessoas?

Sem que percebamos, a tecnologia, que supostamente deveria facilitar o nosso dia-a-dia, têm nos afastado daquilo que é mais importante: o contato e o relacionamento com as pessoas. No mundo corporativo, as conversas ao vivo têm sido substituídas por e-mails, mensagens instantâneas, torpedos e um monte de outras coisas, tornando o ambiente de trabalho frio, impessoal e sem graça.

Isso não combina com liderança, porque liderança é relacionamento, e relacionamento pressupõe contato pessoal. Portanto, se você é um líder, procure deixar a tecnologia um pouquinho de lado, e dê mais atenção às pessoas. Converse mais com elas.

Não se esqueça; não importa o tipo de organização em que você trabalha: indústria, comércio, serviços, família, igreja, clube, ONG ou condomínio. Ela opera no ramo dos relacionamentos, e só existe por causa das pessoas. Portanto, cuide bem delas.

Clique aqui e veja outros textos do Blog do Fabossi

Um grande abraço,

Marco Fabossi

Treinamento Líder-Coach
Formando e Liderando Equipes de Alto Desempenho
São Paulo – SP: 20 e 21 de Agosto.
João Pessoa – PB: 24 e 25 de Julho
Leve o Treinamento Líder-Coach para sua Empresa!
Maiores informações: www.marcofabossi.com.br

Marco Fabossi
Saiba mais sobre o trabalho de Coaching, Palestras e Desenvolvimento de Liderança de Marco Fabossi em www.marcofabossi.com.br

Livro Coração de Líder
Adquira o livro Coração de Líder – A Essência do Líder-Coach em www.coracaodelider.com.br

Vídeos sobre Lideranca e Motivação
Vídeos sobre Liderança e Motivação: www.youtube.com/blogdofabossi


8 comentários sobre “Quero ser um Televisor (Liderança)

  1. Muito bom esse texto,chama a nossa atenção para a importancia das pessoas e que merecem a nossa atenção,ouvindo as suas necessidades e compartilhando as suas conquistas,principalmente os de casa.

  2. Olá Fabossi, obrigado pelas mensagens, que sempre nos desperta para a realidade. Quanto ao relacionamento é algo importantissimo para o ser humano, pois, atenção carinho, respeito nos faz diferentes. É tão bom bom ter um ouvido para ouvir, um ombro para enconstar, enfim tudo isso é magnifico para o dia a dia de hoje. E quanto atenção à família é o mais importante para um mundo melhor. Somos lá fora o que aprendemos em casa. Lembro de meus pais q já se foram, mas falavam de como viviam nas décadas anteriores, mesmo com pouco recurso aprenderam a amar a família.

    Um abraço,

    Rubens lourenzi.

  3. Este texto reflete exatamente o que penso, e o que tenho tentado incutir na cabeça das minhas filhas, principalmente a que está na préadolescência. É uma missão difícil, visto que pra muitos pais é mais fácil deixar a criança quieta na frente da TV ou do computador do que ter que ouvir histórias da escola, das amigas, etc.
    Parabéns !!

  4. Linda história. Emocionante. Temos que observar para onde direcionamos a nossa atenção. As vezes não conseguimos resolver a situação, devido ao fato de não dedicarmos aos nossos funcionários e colegas como deveria.Tornando o resultado decisório fragmentado. Achamos que lidar com a empresa são somente máquinas, paredes e concretos e na verdade são pessoas com sentimentos.
    obrigado pela história.

  5. FABOSSI, EM RELAÇÃO A SELEÇÃO BRASILEIRA
    QUE PREDEU A CHANCE DE SER HEXA. O QUE PODEMOS TIRAR DE BOM E RUIM EM QUESTÃO DA LIDERANÇA?

  6. Todas as suas mensagens são realmente fantásticas , quero agradecer-lhe pela possibilidade que nos dá de poder aprender com suas mensagens que realmente são motivadoras e instigadoras.
    Qualquer Líder com certeza deverá colher bons frutos com essas mensagens e seus seguidores ainda mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *