• RSS
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Youtube

Aprenda a Priorizar (Administração do Tempo)

Postado por Marco Fabossi Janeiro - 10 - 2010 4 Comentários
O escritor britânico do século XIX, Charles Lamb, escreveu um maravilhoso ensaio no qual imaginou como a humanidade descobriu o ato de cozinhar:
Milhares de anos atrás, supôs Lamb, que as pessoas viviam em grandes famílias, com animais domésticos, em casas rústicas construídas de madeira e sapé. Certo dia, todos saíram, a casa pegou fogo por acidente, mas, o porco do vizinho casualmente estava lá. Quando os moradores retornaram, tudo o que sobrou foi fumaça e um monte de cinzas, e um delicioso aroma. Eventualmente, algumas das pessoas cutucavam as cinzas e ao tocarem a carcaça ainda quente do porco incinerado, instintivamente levavam seus dedos à boca para resfriar a queimadura, e descobriram então um delicioso sabor. Eles tinham, segundo Lamb, descoberto o ato de cozinhar.
Dali em diante, quando as pessoas da vila decidiam celebrar algum acontecimento, escolhiam uma casa, colocavam o porco dentro e queimavam a casa!
.
Obviamente, este é apenas um ensaio bem-humorado, mas que de alguma maneira ilustra o estilo de vida adotado por muitas pessoas. Um estilo de vida onde os objetivos se tornam mais importantes que o caminho utilizado para conquistá-los. Um estilo de vida que não se importa em “queimar a casa”, desde que ao final o “porco esteja cozido”.
Mesmo sem perceber, muitas pessoas podem estar “queimando algumas casas apenas para conquistarem o porco cozido”, vivendo como se fossem imortais, sem qualquer preocupação com seu próprio bem-estar e saúde. Profissionais que, de tão envolvidos com seu trabalho e carreira, não percebem que estão deixando a vida lhes escapar por entre os dedos; se preocupam com o padrão de vida, enquanto vivem uma vida sem padrão. Não percebem que ao final dessa história, a “casa” estará destruída, e de tão envolvidos tampouco percebem que não é o “porco” que está dentro dela, mas eles mesmos, suas famílias, as pessoas que amam, parceiros  de trabalho, seus amigos, enfim, todos, menos o “porco”.
É preciso “assar o porco” sem “queimar a casa”.
.
Veja este vídeo. São apenas 3 minutos.

Fast Tube by Casper
C.
Clique aqui e veja outros textos do Blog do Fabossi
.
Um grande abraço,
.
Marco Fabossi
Saiba mais sobre o trabalho de Coaching, Palestras e Desenvolvimento de Liderança de Marco Fabossi em www.marcofabossi.com.br
.
Livro Coração de Líder
Adquira o livro Coração de Líder – A Essência do Líder-Coach em www.coracaodelider.com.br
.
Vídeos sobre Lideranca e Motivação
Vídeos sobre Liderança e Motivação: www.youtube.com/blogdofabossi

4 Respostas até agora.

  1. Claudinei disse:

    Parabéns pela boa meditação sobre a importancia de momentos preciosos, tempo de qualidade e despertar da necessidade de administrar o tempo de forma que não nos falte agora, nem mesmo no futuro.

  2. Dorita de Macedo Cancian disse:

    Simplesmente LINDO!!!
    Abraços: Dorita.

  3. Edilene Maia disse:

    Parabéns por estes conteudos de grande valor e rico conhecimento pra todos que procuram um dia se tornar lideres no mundo dos negócios.

  4. Felipe.NS disse:

    Ótimo artigo, continuem assim.