Mostre a Floresta (Liderança)

floresta O pequeno Carlos estava disputando um papel na peça de teatro da escola, e de tão entusiasmado, não falava em outra coisa.
Os sentimentos de sua mãe se mesclavam entre a alegria de ver o filho tão entusiasmado, e a preocupação com a possibilidade dele não ser escolhido.
Chegou o grande dia em que os papéis foram escolhidos, e a mãe de Carlos foi buscá-lo na escola. Quando ele a avistou, saiu em disparada na sua direção, e com os olhos brilhando de orgulho e emoção, gritou!
– Mãe, adivinha o que aconteceu!
– Eu fui escolhido para bater palmas e espalhar alegria!
.
Quando as pessoas percebem que o trabalho que fazem vai muito além das tarefas que executam, que todos estão inseridos e colaborando para a realização de uma grande obra, seu entusiasmo e motivação mudam completamente.
.
Para que uma equipe se sinta motivada e entusiasmada é necessário que o Líder lhes permita “ver a floresta”; imagine você e sua equipe no meio de uma floresta, onde apenas conseguem ver árvores ao redor. Como um bom Líder, você então as leva para o alto, de forma que todos sejam capazes de enxergar a floresta, e assim consigam entender um pouco mais sobre o seu tamanho, sua beleza e sua importância.
Quando eles estavam no meio das árvores não tinham a menor ideia daquilo que puderam enxergar quando você lhes mostrou a floresta. Permiti-los ver a floresta significa ampliar a visão da equipe em relação a missão, visão e propósitos da organização para que os objetivos e resultados propostos se tornem mais claros e a importância do trabalho de cada indivíduo seja reconhecida como parte de uma grande obra, já que a motivação e o entusiasmo pelo trabalho se dão pela consciência do valor, da importância, e da legitimidade dos objetivos e resultados a serem alcançados.
Se, por exemplo, a pessoa que emite notas fiscais entende que o resultado do seu trabalho se limita a apenas isso, quando chegar em casa e alguém lhe perguntar: “Como foi seu dia hoje?”, sua resposta será simples e direta: “Ah, como todos os dias: emiti um monte de notas fiscais. O mesmo tédio de sempre“.
Se, porém, o Líder conduzir essa mesma pessoa a entender que emitir uma nota fiscal é parte de uma obra muito maior; que da exatidão das informações contidas nela depende a separação das mercadorias, o carregamento do caminhão, a pontualidade da entrega ao cliente, o recebimento dos produtos pelo cliente, o pagamento dos valores nela contidos, a manutenção do trabalho de muitas pessoas, a melhoria dos benefícios que a empresa oferece, e a continuidade da própria empresa no mercado; quando alguém lhe perguntar sobre o seu dia, ela responderá: “Meu dia hoje foi muito produtivo. Conseguimos carregar um número recorde de caminhões, a empresa está crescendo em faturamento, nossos clientes estão felizes com nossos produtos, nossa qualidade e nossa pontualidade; o volume de devoluções caiu drasticamente, enfim, estamos melhorando a cada dia, e tenho certeza que o meu trabalho tem sido fundamental para que isso aconteça“.
Percebeu a diferença?
.
Metáforas como esta fazem parte do livro Coração de Líder – A Essência do Líder-Coach, que pode ser adquirido em www.coracaodelider.com.br
.
Informações sobre Coaching, Palestras e Treinamento em Liderança pelo e-mail marco@marcofabossi.com.br
.
Clique aqui e veja outros textos do Blog do Fabossi
.
Um grande abraço,
.
Marco Fabossi

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *